Neste domingo (03) alunos de todo país fazem a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, encarando a redação que tem como tema ‘Desafios para a valorização da herança africana no Brasil’. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em uma publicação no X (antigo Twitter).
Além da redação, nesse primeiro dia de prova, que ocorre em mais de 10 mil locais de aplicação, os milhares de candidatos também encaram 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas. Já no próximo domingo (10), os estudantes vão realizar a prova de matemática e ciências da natureza, também no modelo objetivo.
Nas redes sociais, o tema ganhou grande repercussão. “Queria ter feito o Enem esse ano, eu ia arrasar tanto nesse tema“, disse um internauta no X. “O Enem acerta no tema que está de acordo com o debate feito pela ANPOF. Temos uma dívida histórica talvez impagável, mas que ele se apresente como um problema é uma vitória“, explicou outro internauta, o professor universitário Érico Andrade, presidente da ANPOF (Associação Nacional de Pós em Filosofia).
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, foram confirmadas mais de 4,3 milhões tiveram suas inscrições para a edição deste ano da prova, mas o balanço sobre os candidatos que de fato realizaram a prova deve ser informada ao longo da semana.
Essa não é a primeira vez que a prova foca em problemáticas ligadas a temas intensamente debatidos a nível nacional, e ligados a grupos alvo de preconceitos. Em 2023 o tema foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” e em 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Leia também: Dia da Consciência Negra: data será comemorada como feriado nacional pela primeira vez este ano