Morador do Complexo do Alemão lança museu virtual com jovens da comunidade

Museu-dos-Meninos-foto-de-divulgacao.png
Exposição se iniciou em 2019 e se adequou à pandemia – Foto: Maurício Lima

Primeiro projeto autoral do ator e performer Maurício Lima, o Museu dos Meninos, é uma obra transdisciplinar composta por uma série de ações nos campos do audiovisual, performance e artes visuais, que tem como principal ação um museu virtual, com 30 depoimentos de jovens moradores do Complexo do Alemão. Para ter acesso a esse material, foi criada uma série de visitas guiadas, totalmente online, ao acervo do museu virtual chamada Arqueologias do Futuro, mediadas pelo ator.

O Museu Virtual, foi lançado em novembro de 2019 e traz em seu acervo três coleções de vídeo-retratos realizados com jovens homens negros, entre 15 e 29 anos, moradores das favelas que compõem o Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro.

Maurício Lima é cria da comunidade e idealizou o Museu dos Meninos com o propósito de criar e preservar memórias para o povo preto e favelado. “No Brasil, o atual estado de exceção que estamos vivendo, causado pela pandemia mundial de coronavírus, associada a um governo ultraconservador, abriu espaço para um aumento da violência policial nas favelas. Além disso, a negligência do estado brasileiro no combate ao coronavírus perpetua o projeto de genocídio da população preta e pobre”, afirma o idealizador do projeto.

Dinâmica das visitas

As visitas guiadas convidam artistas, pensadores, políticos e ativistas negros, nacionais e internacionais, que desenvolvam ações voltadas para a luta antirracista para debater sobre questões relacionadas ao racismo a partir das obras do Museu dos Meninos. Dentre os convidados, há nomes como Djamila Ribeiro, Erica Malunguinho, Black Archives e a deputada portuguesa, Joacine Katar.

A convidada da próxima visita guiada será Djamila Ribeiro, filósofa, escritora, ativista, colunista, pesquisadora e feminista negra. As visitas ao Museu dos Meninos- Arqueologias do Futuro acontece todas às quartas-feiras de agosto e setembro a partir das 15h pela plataforma Zoom.

Deixe uma resposta

scroll to top