Os mundos do esporte, da música e da moda se unirão para um grande evento no próximo ano. Na última quarta-feira (09), o Metropolitan Museum of Art, de Nova York (popularmente conhecido como The Met), anunciou os artistas e celebridades que irão recepcionar a estrelada lista de convidados do baile anual, que serve para angariar recursos para o museu: o Met Gala
O automobilista britânico Sir Lewis Hamilton, os rappers norte-americanos Pharrell Williams e ASAP Rocky, o ator e escritor norte-americano Colman Domingo e o astro do basquete LeBron James (membro honorário) serão os co-anfitriões do evento, que acontecerá em maio de 2025.
Juntamente com a lista de coanfitriões do Met Gala, o museu também anunciou o tema da exposição, que será igualmente o tema do baile: ‘Superfine: Tailoring Black Style’ ou ‘Impecável: a confecção do estilo negro’. O tema é inspirado no livro Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity (2009), da professora de estudos africanos Monica L. Miller, da Barnard College, em Nova York.
A mostra do Met Gala irá explorar a relevância estética e política da moda masculina negra ao longo da história, abrangendo desde as representações do dândi negro em obras literárias e artísticas até a influência da comunidade afro-americana na moda masculina atual.
O Met Gala é realizado há 76 anos e, além de arrecadar fundos para o Metropolitan Museum of Art, também tem como objetivo promover suas exposições mais importantes. Desde sua criação em 1948, o evento se tornou um dos maiores símbolos da alta-costura mundial, atraindo as maiores celebridades e nomes da moda, do cinema, da música e das artes em geral.
Ao longo dos anos, o Met Gala deixou de ser apenas jantar beneficente e se tornou um espetáculo global, que não só define tendências, mas também faz parte do calendário cultural internacional.
A principal atração do evento é o icônico desfile de celebridades no tapete vermelho, onde os convidados exibem seus “looks” com interpretações criativas do tema proposto para aquela edição do evento.
Esse momento é amplamente coberto pela mídia, com fotos, entrevistas e análises de especialistas de moda. Após o desfile, os convidados participam de um jantar luxuoso e tem o privilégio de serem os primeiros a visitar a grande exposição anual do museu, que normalmente é aberta ao público poucos dias após o evento.
Leia também: Diddy é acusado de abuso sexual por mais 120 pessoas