NICHO 54 recebe inscrições de pessoas produtoras negras para Pitching Show

unnamed-9.jpg

O ambiente de mercado do Festival de cinema NICHO NOVEMBRO 2024 está com inscrições abertas para o Pitching Show, atividade voltada para pessoas produtoras negras de todo o Brasil interessadas em internacionalizar suas carreiras. A atividade é gratuita e propõe a promoção de encontros e atividades em uma espaço racialmente seguro e qualificado com o objetivo de incutir a cultura da carreira e internacionalização de projetos para realizadores negros de cinema.

Para se inscrever, é necessário ter um projeto de Documentário em estágio de desenvolvimento, no formato longa-metragem para o segmento Cinema, e que tenha o objetivo e o perfil de internacionalização. É mandatório ter um teaser ou vídeo conceito do projeto de até 2 minutos As inscrições podem ser feitas via formulário até 30 de setembro. Confira o regulamento de participação aqui.

Participantes do Pitching Show 2023. Foto: Divulgação/Lúcia Lima

A premiação prevê a participação da pessoa produtora no European Film Market, ambiente de mercado da Berlinale, que acontece em fevereiro de 2025, na Alemanha.

A ação é realizada pelo NICHO 54, instituto que apoia a carreira de pessoas negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica na indústria cinematográfica.

Após encerramento das inscrições, serão selecionados quatro projetos, queparticiparão de mentorias em outubro em parceria com a rede de talentos do Projeto Paradiso, organização que investe em formação profissional e geração de conhecimento.

“Entende-se por projetos em desenvolvimento aqueles que estão maduros além da ideia e prontos para a fase de prospecção e captação de recursos e parceiros. A iniciativa formativa tem o intuito de apresentar a prática da carreira de projetos para produtores e produtoras, e é importante que os profissionais estejam disponíveis para participar de todo o processo proposto”, explica Rubian Melocoordenadora de Mercado do Festival NICHO NOVEMBRO.

Ao longo do processo formativo, os selecionados também ganham a finalização em 4k do teaser do projeto em parceria com a Quanta, especialista em soluções de estrutura, pós-produção, entrega, gerenciamento e inovação para o mercado audiovisual. Também terão oficina de pitching, uma preparação para que os produtores e produtoras apresentem seus projetos no evento para uma banca qualificada de players e do júri.

O produtor ou produtora do projeto vencedor do Pitching Show participará do programa Tool Box, treinamento para produtores que acontece no European Film Market (EFM) no Festival de Berlim em 2025. O prêmio prevê a participação em uma programação formativa internacional que visa conectar pessoas produtoras à indústria cinematográfica internacional, fornecendo ferramentas de negócios, orientação e networking. A pessoa produtora premiada terá toda participação custeada – transporte, hospedagem, alimentação e credenciamento no programa.

Leia também: Festival Internacional Ambrosias do diretor Eduardo Landim chega ao Rio

Deixe uma resposta

scroll to top