Diferentes regiões do Brasil estão sofrendo com “uma enorme nuvem de fumaça” conforme indica o Climatempo, por conta da fuligem dos focos de incêndios no país. Por isso em alguns lugares não tem sido possível ver o céu azul, e segundo o Climatempo, a fumaça só deve diminuir com a chegada da chuva.
Elas estão previstas para cair entre os dias 12 e 15 de setembro apenas no sul do país, no extremo sul de São Paulo e na fronteira de Mato Grosso Sul com o Paraguai. Mas o restante do país segue sem previsão de chuva, com o tempo seco e quente.
Mas especialistas apontam que essa fumaça pode chegar a outros países, como Argentina e Uruguai. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do dia 1 de janeiro até 7 de setembro de 2024, foram identificados 156.023 focos de fogo no Brasil. Esse número é o maior para o período desde 2014.
Os especialistas também indicam que a fumaça vem principalmente da região sul da Amazônia, sendo que a Amazônia Legal já possui o maior número de focos de fogo em 19 anos.
O Climatempo também indica a forte onda de calor no paía, com cidades com temperaturas acima de 40°C, o que implica na manutenção dos incêndios, e por tanto, da presença da fumaça no país.
Leia também: Defesa Civil diz que 99,9% dos incêndios em SP foram causados por ação humana