Brasil atinge mais de 68 mil focos de queimadas em agosto, o maior número desde 2010

pin6389.webp

O Brasil registrou em agosto deste ano, segundo dados do “Programa Queimadas”, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 68.635 focos de queimadas em todo o país. O número é o maior para o mês, desde 2010, quando 90.444 focos foram registrados.

Ainda de acordo com o Inpe, mais de 80% desses focos ocorreram na Amazônia e no Cerrado. A Amazônia registrou mais da metade de todos os focos do ano (38.266) somente no mês de agosto, e revelou um aumento de 120% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O Brasil registrou em agosto deste ano, segundo dados do “Programa Queimadas” do Inpe, 68.635 focos de queimadas em todo o país /Foto: Paulo Pinto – Agência Brasil

Já no Cerrado, os 18.620 focos de incêndio durante o último mês representa o dobro do ano anterior também. Depois das baixas registradas no último ano, as taxas voltaram a subir em 2024.

No meio do ano incêndios no Pantanal também começaram a preocupar e muito as autoridades. Segundo um levantamento do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LASA-UFRJ), 802.875 hectares foram queimados no bioma, de 1º de janeiro a 23 de julho de 2024.

Os incêndios na região estão sendo investigados pela Polícia Federal (PF), segundo a declaração da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no início do mês de julho. Assim como os incêndios no estado de São Paulo em agosto.

Leia também: Ministra Marina Silva defende que pena para grupos criminosos que coordenam incêndios seja maior

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top