“Esta decisão parece injusta”, desabafa Jordan Chiles sobre ficar sem o bronze na ginástica

IMG_0753.jpeg

Após mais de uma semana da polêmica sobre a medalha de bronze da competição do solo de ginástica artística das Olimpíadas de Paris, Jordan Chiles quebrou o silêncio e se pronunciou a respeito da decisão do Comitê Arbitral do Esporte (CAS) que a fez ficar com a 5ª colocação nos jogos, e perder a medalha de bronze na competição.

Não tenho palavras. Esta decisão parece injusta, não apenas pra mim, mas para todos que defenderam minha jornada. Dediquei todo o meu coração e a alma a este desporto e tenho muito orgulho de representar minha cultura e o meu país“, escreveu Chiles, que também falou sobre os ataques racistas nas redes, que ressaltou serem prejudiciais e errados.

Jordan havia composto o pódio histórico do solo, que havia sido o primeiro da história dos Jogos a ter três mulheres negras da modalidade /Foto: Reprodução Redes Sociais

Ela ressaltou que no final, acredita que a justiça será feita pelos responsáveis, e lamentou que sua medalha tenha sido retirada, mesmo depois do recurso. “Confiei no recurso imposto pela USAG, que deu provas conclusivas de que minha pontuação seguiu todas as regras. Este apelo não teve êxito“.

Com todas as evidências apresentadas, ainda sim, Ana Barbosu, da Romênia, recebeu o bronze nesta sexta-feira (16), ficando oficialmente com o terceiro lugar no pódio em que a brasileira Rebeca Andrade ficou em primeiro e a norte-americana Simone Biles, ficou em segundo.

O pódio, que durante os Jogos Olímpicos com Chiles em terceiro lugar, protagonizou uma das fotos mais famosas das Olimpíadas de Paris, onde as americanas reverenciam Rebeca.

A americana não deixou de agradecer o amor que recebeu de muitos torcedores nas redes sociais, mas afirmou que esse tem sido um dos momentos mais difíceis que já passou na vida de atleta.

A Romena

Onze dias após a final, a romena Ana Barbosu, recebeu a medalha de bronze – diferente da recebida por Chiles – pela ginástica artística solo. O prêmio foi enviado pelo COI à Romênia e entregue à ginasta em uma pequena cerimônia, na esplanada da Casa Olímpica em Bucareste, nesta sexta-feira (16).

“Eu não sabia o quão pesada ela é. Estou feliz por receber esta medalha e espero continuar a representar a Romênia no mais alto nível.” disse a atleta durante a cerimônia.

Leia também: Federação de ginástica dos EUA rebate decisão que tirou medalha de Jordan Chiles

Deixe uma resposta

scroll to top