21,2% das mulheres negras brasileiras não conseguem contribuir para a Previdência, diz estudo

mg_4822-2.webp

No Brasil, 21,2% das mulheres negras ocupadas, em idade entre 16 e 59 anos, não conseguem contribuir para a Previdência. Os dados relativos ao ano de 2022, são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta quinta-feira (15), na plataforma Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça.

As informações mostram que a porcentagem da dificuldade em contribuir para a Previdência entre homens brancos é bem menor: 6,8%. Segundo o órgão, a situação piorou para as mulheres negras entre 2016 e 2022, quando neste primeiro anos, 19,2% estavam desprotegidas pela Previdência.

Os dados foram divulgados pelo Ipea nesta quinta-feira (15) /Foto: Fernando Frazão – Agência Brasil

Em 2022, apenas 63% da população total com idade para trabalhar participava ativamente da força de trabalho. Negros e negras são, entretanto, mais suscetíveis à subutilização. Comparados aos brancos, eles têm menos chances de encontrar emprego, de trabalhar mais horas e de ter oportunidades de crescimento profissional”, afirma o Ipea.

Mas o grupo não foi o único a apresentar pioras. De 2019 até 2022, a população em geral sofreu com a dificuldade de contribuir com o sistema previdenciário. Era 11,1% em 2016, e saltou para 13,3% em 2022.

Mas além disso, o painel também aborda dados gerais sobre a presença das mulheres negras no mercado de trabalho. 52% das mulheres negras, em 2022, estava no mercado de trabalho remunerado, mas no geral, as mulheres dedicam muito mais tempo a tarefas domésticas e de cuidado não remuneradas. São 10 horas a mais, em média.

Leia também: 1,5 milhão de pessoas são afetadas por remoções forçadas de suas casas em 2 anos e negros são maioria

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top