Artista Celia Cruz é a primeira afrolatina a ser homenageada em moeda nos EUA

Website-Citacao-Longa-com-Botao-e-Imagem-de-Fundo-Branco-Preto.png

Celia Cruz, a cubana conhecida como a Rainha da Salsa, fará parte da coleção da Casa da Moeda dos Estados Unidos que exalta mulheres que contribuíram para a história norte-americana em moedas de 25 centavos. Assim, ela se torna a primeira afrolatina a aparecer em uma moeda do país. Antes dela, a escritora e ativista norte-americana Maya Angelou foi a primeira mulher negra a aparecer na moeda.

Celia foi uma das artistas latinas mais conhecidas no século 20 e morreu em 2003, em decorrência de um tumor no cérebro. Vencedora de cinco prêmios Grammy, ela ainda possui uma Medalha Nacional de Artes e um Grammy póstumo pelo conjunto da obra.

Ela, que ficou conhecida com o bordão “¡AZÚCAR!” (Açúcar), que adotou e ficou na memória coletiva como sua frase de identificação, é a 14ª moeda do Programa American Women Quarters. O bordão aparece ao lado de uma imagem da artista. “A quarta moeda do Programa American Women Quarters de 2024 celebra a vida e o legado de Celia Cruz”, disse o diretor da Casa da Moeda, Ventris C. Gibson.

A influência de Celia Cruz foi muito além de sua música. Ela tinha orgulho e celebrava sua cultura cubana, que empoderou os afro-latinos americanos a abraçar sua herança, tornando-a um ícone cultural importante e duradouro”, explicou Ventris.

O Programa American Women Quarters

A Casa da Moeda dos Estados Unidos está emitindo cinco designs a cada ano de 2022 a 2025 para um total de 20 designs. Uma mulher será homenageada no reverso de cada moeda, selecionada por “contribuições aos Estados Unidos em um amplo espectro de realizações e campos, incluindo, mas não se limitando a sufrágio, direitos civis, abolição, governo, humanidades, ciência, espaço e artes”.  A maioria das mulheres apresentadas são de grupos étnicos minoritários.

A proposta original era de 56 moedas de 25 centavos, homenageando uma mulher de cada estado e território, mas com um conjunto de moedas circulantes destinado a ser lançado em 2026 para o Semiquincentenário dos Estados Unidos, foi alterado para ser mais curto. 

Leia mais: Fundação de Beyoncé vai oferecer bolsas de estudos para universitários da Bahia

Deixe uma resposta

scroll to top