Com a desistência de Joe Biden na corrida eleitoral para a presidência dos Estados Unidos da América (EUA), Kamala Harris pode ser a candidata a presidência dos EUA na eleição deste ano. Ela já conta com apoio de grandes empresários e políticos, mas os delegados do Partido Democrata decidirão sua candidatura em convenção entre 19 e 22 de agosto. Kamala não é a única mulher negra na disputa presidencial.
Harris é uma mulher negra de 59 anos, filha de um jamaicano e uma indiana. Ao longo da sua trajetória política se posiciona de maneira progressista nos assuntos internos do país. Veja as principais bandeiras de Kamala Harris. Pesquisa do instituto FiveThirtyEight mostra que Kamala tem rejeição de 51% dos eleitores e aprovação de 37%.
Direito ao aborto
Em 2019, a candidata já se posicionava a favor do direito ao aborto em nível nacional, para ela, estados que restringiam a lei do aborto deveriam estar sujeitos a uma pré-autorização para leis que permitiam o aborto, porém decisões da Suprema Corte decidiram contra o direito ao aborto inclusive entendendo que a Constituição americana não confere o direito ao aborto.
Imposto ao mais ricos e redução de inflação
A atual vice-presidente apoia subsídios incluídos na Lei de Redução de Inflação para carros elétricos e projetos ligados à economia verde. Ela também defende uma alíquota mais alta de imposto corporativo, sugerindo 15% para grandes corporações.
Kamala quer aumentar a sanção sobre sonegadores de impostos ricos e também apoiou a redução da inflação, que está em 2,6%, para não prejudicar os mais pobres com aumento do custo de vida.
Guerras
Kamala é a favor do apoia a Ucrânia na guerra contra a Rússia que já dura mais de um ano, ela foi responsável por anunciar a doação de U$1,5 bilhão em ajuda a Ucrânia no mês passado.
Em encontro com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ela declarou: “É um interesse estratégico dos Estados Unidos continuar o apoio”.
No conflito Israel e Palestina, ela se posiciona a favor da solução de dois Estados, e condenou a invasão de Israel a Rafah. Para ela a “ameaça que o Hamas representa para o povo deve ser eliminada”, mas ressalta que há muitos palestinos inocentes vítimas dos ataques.
Imigração
A candidata defende uma reforma no sistema de imigração dos EUA e um acordo bipartidário na fronteira do país.
“Essa questão não pode ser reduzida a uma questão política. Estamos falando de crianças, estamos falando de famílias, estamos falando de sofrimento”, disse em 2021 em uma visita a fronteira com o México.
Candidatas negras
É preciso destacar que além de Kamala, há outra candidata negra disputando a presidência. Cláudia De La Cruz é candidata a presidência pelo Partido Socialismo e Libertação (PSL). Ela é formada em psicologia forense e mestre em serviço social. Apesar de partidos menores não receberem tantos votos, registram suas ideias e pautas de luta na democracia americana.
Leia mais notícias aqui: Biden desiste de tentar reeleição nos EUA e apoia Kamala Harris como nova candidata democrata