Petrolina sedia 2º Festival Pernambucano de Literatura Negra, com entrada gratuita

IMG_6491-1.jpg

A cidade de Petrolina, onde o rio São Francisco se torna um espelho para as estrelas, sedia, no próximo dia 27 de junho, a 2ª Edição do Festival Pernambucano de Literatura Negra (FLIPEN). O evento itinerante de valorização às obras e inclusão cultural de autores e autoras negras da região, tem programação gratuita.

O evento acontecerá no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), das 13h às 20h. Com rodas de diálogo, palestras, lançamento de livro, sessões de autógrafos e saraus poéticos, o festival se propõe a viabilizar e amplificar a voz de autoras e autores negros, promovendo reflexões que contribuam para a construção de uma sociedade antirracista e inclusiva.

Registros do primeiro encontro /Foto: Jaqueline Fraga 

A idealizadora e coordenadora geral do FLIPEN é a jornalista e escritora pernambucana Jaqueline Fraga, formada em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco e administradora pela Universidade de Pernambuco. Ela possui ainda um MBA em Comunicação e Jornalismo Digital pela Universidade Cândido Mendes.

Durante o festival, o público vai poder estar em contato e reconhecimento sobre a importância criativa da literatura negra em Petrolina e região, que poderá ser observada através de várias iniciativas culturais e educacionais que vão compor a programação do evento. Haverá também tradução em Libras das mesas temáticas.

Atualmente, a cidade, que é um dos importantes territórios emergentes da cultura literária, vem desempenhando um papel crucial na preservação e valorização das identidades culturais, histórias e experiências da população afro-brasileira.

Com o apoio de instituições e parceiros, o Festival Pernambucano de Literatura Negra  é uma ode às produções negras que, juntas, constroem um futuro mais justo e igualitário. Todas as ações propostas visam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, onde todas as vozes, especialmente as que foram historicamente silenciadas, possam ser ouvidas e valorizadas.

A importância social do festival vai além das pessoas negras que se reconheçam e se sintam pertencentes ao universo literário, mas também fortalece a economia local, gerando oportunidades de trabalho e promovendo o turismo, a alimentação e os serviços técnicos na cidade.

Serviço:

O quê: Petrolina sedia 2º Festival Pernambucano de Literatura Negra

Quando: Dia 27 de Junho

Horário: 13h às 20h

Onde: Auditório da biblioteca Universidade Federal Vale do São Francisco (UNIVASF), Av. José de Sá Maniçoba – Centro, Petrolina – PE.

Leia também: Comunidade em BH lança espaço “Kilomboteka” dedicado a obras de autores pretos 

Deixe uma resposta

scroll to top