“Uma oportunidade singular”, diz Acácio Jacinto sobre ser Gerente Executivo Regional da EBC no RJ

noticia-preta-acacio-jacinto-ebc-e1717122136571.jpg

Há pouco mais de 2 meses, o comunicólogo Acácio Jacinto assumiu o cargo de Gerente Executivo Regional da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), no Rio de Janeiro. Em entrevista exclusiva ao Notícia Preta, o especialista em Gerenciamento de Iniciativas Antirracista e em Gestão e Gerenciamento de Projetos, que diz ser um “construtor de pontes dedicado​ à comunicação pública e a transformação social“, falou sobre a importância de sua nova missão.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

O cargo representa para mim uma oportunidade singular de contribuir de forma significativa, tanto pessoal quanto profissionalmente. Em um nível pessoal, estar imerso em uma missão maior de promover o acesso à informação e à cultura é algo que considero essencial para o desenvolvimento da sociedade. Profissionalmente, ocupar este cargo é um desafio gratificante que exige uma combinação de habilidades de liderança, gestão e visão estratégica“, explica o carioca.

Acácio Jacinto, comunicólogo Gerente Executivo Regional da EBC no Rio /Foto: Arquivo Pessoal

Ainda de acordo com Acácio, representar institucionalmente a EBC “implica estar na linha de frente, interagindo com diversas comunidades, entendendo suas necessidades e buscando formas de atender a esses requisitos da melhor maneira possível“, e também “supervisionar a aplicação de recursos técnicos, logísticos, humanos e financeiros para alcançar os objetivos estabelecidos“.

Criado no subúrbio do Rio, Acácio não se limitou às tantas especialidades e formações que possui, e se mantém por perto do universo da educação, para além da área da comunicação, ao participar de iniciativas como o Fórum Nacional de Reitores e Dirigentes da Universidades Brasileiras. Mas também participa de projetos sobre a questão racial, como a a Iniciativa Empresarial Pela Igualdade Racial.

Além disso, com 15 anos de experiência com iniciativas negras do terceiro setor, e atuando por mais de 15 anos na Fundação Roberto Marinho, sendo parte dele ocupando o cargo de Gerente Executivo do Canal Futura, por muitos anos Acácio uniu a transformação social ao poder da comunicação. E essa experiência o levou a continuar com o mesmo objetivo na EBC.

Essa vivência me proporcionou uma compreensão mais profunda das questões de diversidade, inclusão e equidade, que são fundamentais em qualquer ambiente de trabalho, especialmente em uma empresa de comunicação pública. Estar envolvido em iniciativas voltadas para a comunidade negra me permitiu desenvolver uma sensibilidade extra para as necessidades e desafios enfrentados por grupos minoritários“, explica o comunicólogo, que continua:

Minha experiência no terceiro setor me ensinou a importância da colaboração e da construção de parcerias sólidas com organizações da sociedade civil e outras entidades. Isso será fundamental ao gerenciar projetos específicos da regional e coordenar projetos transversais na EBC, onde a cooperação com diferentes stakeholders é essencial para o sucesso do nosso trabalho“, disse.

Leia também: Rapper denuncia racismo ambiental no contexto da tragédia no RS

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top