O espetáculo “Carukango”, protagonizado pelo ator e cantor Darling Mendonça, é um monólogo sobre o líder quilombola símbolo de luta e resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé, cidade do interior do estado do Rio de Janeiro. Nesta quinta-feira (23) acontece a segunda apresentação da temporada, em Macaé, com entrada gratuita.
Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.
O espetáculo, que também conta com intérprete de libras, é composto por diversas dramaturgias resultantes das investigações feitas por meio do candomblé ketu-Nagô, Maculelê, cantos vissungos,
capoeira e diversas outras manifestações populares. O monólogo também terá apresentações nas cidades de Rio Bonito, São Pedro da Aldeia, e Quissamã.
Cidades como Cabo Frio e Rio das Ostras, já receberam o espetáculo que tem como estrutura dramatúrgica textual, a biografia de Carukango. Um líder quilombola moçambicano, que foi exemplo de resistência contra a escravidão negra na serra de Macaé-RJ, nomeado como Príncipe dos Escravos.
Em cena, são construídas estruturas de diálogos que nos dizem sobre matrizes, negritude e ancestralidade refletidas na vida contemporânea dos artistas que integram a pesquisa.
Esse projeto é realizado por meio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.
Darling Mendonça
É um ator e músico de Rio das Ostras, estado do Rio de Janeiro. Atualmente, além de protagonizar o monólogo “Carukango”, também está em circulação com o Espetáculo musical de Milton Nascimento, com suas melhores canções. Participou do Festival de Covers da América a Latina com esse projeto, seguindo para circulação em cidades de Minas Gerais.
FICHA TÉCNICA
Direção e dramaturgia: Yuri Negreiros
Assistência de direção: Peterson Feroli
Elenco: Darling Mendonça
Músico: Marcelo Rodrigues
Figurino e adereço: Nina Carvalho
Iluminação: Rennan Magalhães
Vozes em Off: Darling Mendonça e Nanla Bonometti
Gravação e mixagem de som: Pitter Carvalho
Projeto gráfico: Rodolfo Ribeiro
Produção Executiva: Luisa Pasquali
Intérprete de Libras: Wanderson Barreto
Realização: NEC – Núcleo de Experimentos Cênicos
Serviço
Macaé no Sindipetro NF – 23/05 às 18h00
Rio Bonito na Sociedáde Musicál e Dramática Rio-bonitènse – 24/05 às 19h00
São Pedro da Aldeia no Teatro Municipal Dr Átila Costa – 07/06 às 19h00
Quissamã no Quilombo do Machadinha – 22/06 às 19h00
Leia também: Espetáculo “Em Gira: Ela Encruzilhada” evidencia a ancestralidade do samba e do carnaval