A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), anunciou que apresentará uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) solicitando a redução da jornada de trabalho, propondo o fim da jornada 6 por 1, em que se trabalha 6 dias consecutivos e folga apenas um. O anuncio foi feito nesta quarta-feira (01), Dia do Trabalhador, e a proposta está sendo elaborada em conjunto com o movimento Vida Além do Trabalho (VAT).
“Hoje é o Dia Internacional da Luta dos Trabalhadores, as pessoas que com muito suor fazem qualquer país ou economia funcionar. Por isso, em conjunto com o Movimento VAT – Vida Além do Trabalho e o Rick Azevedo, estou apresentando uma PEC pelo fim escala de trabalho 6 por 1, quando se trabalha seis dias e folga apenas um. Pelo fim dessa escala e pela redução da jornada de trabalho, vem com a gente e assine a nossa petição”, publicou a deputada nas redes sociais.
Erika, que no vídeo aparece em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), ela critica as condições de trabalho informal e a precarização do trabalho, derivada da constante perda de direitos que os trabalhadores tiveram nos últimos anos com nas leis trabalhistas.
A PEC, segundo a parlamentar, está em processo de elaboração e será apresentada tanto ao Congresso Nacional, quanto ao MTE. “Trabalhador é mãe, é pai, avô, tia, e precisa que as condições de trabalho respeite as suas subjetividades”, diz Erika, no vídeo.
O VAT, junto da deputada federal, lançou uma petição pública chamada “Por um Brasil que Vai Além do Trabalho: VAT e Ricardo Azevedo na Vanguarda da Mudança”.
“É de conhecimento geral que a jornada de trabalho no Brasil frequentemente ultrapassa os limites razoáveis, com a escala de trabalho 6×1 sendo uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores. A carga horária abusiva imposta por essa escala de trabalho afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares”, diz trecho da publicação.
Leia mais notícias aqui: “O Pitoco tem um brilho no olhar muito característico”, diz ator Juan Queiroz sobre seu personagem em “Renascer”