Desemprego no Brasil chega a 7,9% e atinge mais de 8 milhões de pessoas, aponta IBGE

carteira-de-trabalho-digital_mcamgo_abr_240620211818.webp

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego no Brasil chegou a 7,9% no trimestre que terminou em março. Assim, 8,6 milhões de pessoas estão desempregadas.

Acesse nosso Grupo de WhatsApp clicando aqui.

Os dados demonstram um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre anterior que terminou em dezembro de 2023. Além disso, o levantamento também registrou 37,98 milhões de pessoas empregadas com carteira assinada, e 38,9 milhões de trabalhadores informais.

Desemprego no Brasil registrou um breve aumento em comparação com o trimestre anterior /Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

No início deste ano, são estimadas 100,2 milhões de pessoas integrando a população ocupada no país, ou seja, pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar. 

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) também fez um levantamento sobre o desemprego no país, divulgado nesta terça-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, que o maior crescimento do emprego formal no último mês ocorreu no setor de serviços, e na maior parte das regiões do Brasil.

Os dados mostram que os estados do sudeste registraram os maiores saldos positivos na geração de emprego, em termos absolutos. Enquanto que em termos relativos, a maior variação aconteceu nos estados do Acre, Goiás, e Piauí.

Leia também: Criação de empregos formais em 2022 foi 26% menor do que em 2021, aponta CAGED

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top