Em reunião, líderes africanos pedem reforma do sistema financeiro

d40c1dc5-285e-4bee-9c76-eb77e052b094.jpeg

Fonte: Agência Brasil

No último sábado (17), durante a 37ª Cúpula da União Africana (UA), que aconteceu em Adis Abeba, na Etiópia, líderes políticos africanos se reuniram e pediram com urgência uma reforma no sistema financeiro internacional. Os chefes de Estado também defenderam a criação de um sistema financeiro continental.

A ideia é focar nos interesses e necessidades dos 54 países africanos. Por isso, algumas das propostas discutidas pensam a fundação do Banco Central Africano (BCA), o Fundo Monetário Africano (FAM) e o Banco Africano de Investimentos (BAI).

Segundo o comissário para o Comércio e Indústria da Comissão da União Africana, o zambiano Albert Muchanga, as iniciativas são importantes para o desenvolvimento do continente. “À medida que nos encontramos à beira de uma nova era, enfrentando desafios e oportunidades, é imperativo tomarmos medidas ousadas e decisivas para remodelar o panorama financeiro de uma forma que reflita as aspirações e os interesses de todas as nações, particularmente as da África”, disse.

Líderes africanos, em reunião /Foto: União fricana

Durante o evento Taye Atske-Selassie, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Etiópia, afirmou que a particpação do grupo no G20 é um importante passo para a participação dos países, nas dicussões internacionais.

A participação da União Africana no G20 irá fornecer-nos uma plataforma única para contribuir para a governação e decisões económicas globais. Devemos, portanto, garantir que a voz de África seja ouvida, que a nossa participação seja significativa e, na mesma linha, melhorar a nossa relação de trabalho com os BRICS para promover a cooperação Sul-Sul“, disse o líder.

De acordo da apuração da Agência Brasil, a União Africana informou nas redes sociais que os chefes de Estado e de Governo estão empenhados em “acelerar” a união monetária continental, “harmonizando” as diferenças nacionais e criando as três novas instituições.

As instituições financeiras da União Africana têm potencial para promover o crescimento inclusivo e o desenvolvimento sustentável do continente“, disse a vice-presidente da União Africana, Monique Nsanzabaganw, durante a Cúpula.

Leia também: Lula propõe parceria com países africanos para combate ao desmatamento

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top