De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em um levantamento realizado nos últimos seis meses, 81% dos brasileiros adotavam hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes, com ações diárias de conservação do meio ambiente. Em 2022, eram 74% dos entrevistados.
A maior parte das ações apontadas foram relacionadas a redução do desperdício de água (90%), de energia (89%), e produção de lixo (78%). Segundo o levantamento, 52% dos brasileiros reutilizaram água sempre e 22% na maioria das vezes, somando 74% dos entrevistados preocupados com a temática.
Já 47% afirmaram que separaram lixo para reciclagem sempre, e 18% disseram que tem essa atitude na maioria das vezes, somando 65% dos entrevistados. Observa-se ainda que 60% reutilizaram ou reaproveitaram embalagens de produtos, mas 62% deles também consideram difícil encontrar produtos que sejam sustentáveis, nas lojas.
Para quem não consegue seguir com as ações sustentáveis, os motivos mais apontados para não seguir com tais hábitos foram a falta de campanhas de conscientização (19%), os hábitos ruins do dia a dia (15%) e o desconhecimento sobre quais práticas seguir (15%).
O levantamento da CNI ainda aponta o perfil de quem recicla: 57% da região sudeste, 50% do interior, 56% das pessoas com 60 anos ou mais, e 55% por pessoas analfabetas ou com escolaridade no nível de saber ler e escrever. Mas não haver coleta seletiva na rua, bairro ou cidade é pontuado pela maior parte deles, como dificuldades apontadas para adotar a prática
Leia também: Rios da bacia amazônica demoram a recuperar vazão em período chuvoso