Depois que o Ara Ketu emitiu um comunicado dizendo que iria cancelar sua participação no Carnaval de Salvador, o grupo e a prefeitura da cidade retomaram a conversa. Uma das bandas mais tradicionais do axé baiano, publicou em seu perfil nas redes sociais que o cachê oferecido pela prefeitura da capital baiana é o mesmo de 2017, e que consideram o valor “humilhante”.
“Ainda não há contrato assinado, mas estamos dispostos a conversar e chegar em um denominador comum. O Ara Ketu vai completar 44 anos de história em 2024 e apenas em 1993 ficou de fora de um Carnaval de Salvador. Nosso grito foi de Socorro!“, afirmou o grupo, em comunicado divulgado na noite de terça-feira (30).
No comunicado, o grupo afirmou que estava desistindo de desfilar no Carnaval de Salvador deste ano. “Percebemos que não temos valor aqui, talvez pelo fato de pertencer a uma comunidade preta e pobre, local em que nada é romantizado pela classe branca e mandatária de nosso Estado. Esse será o nosso protesto contra todo esse descaso e humilhações que somos vítimas ao longo desses últimos anos“.
O grupo continuou pontuando as dificuldades enfrentadas. “Somos suburbanos e defendemos nossa comunidade. Cantamos aos quatro cantos do Brasil e no mundo que viemos de Periperi. Nossa contribuição para esse formato de carnaval que existe hoje, pelo que entendemos dos nossos mandatários, não existiu“.
A prefeitura da capital baiana afirmou que a banda permanece na programação do Circuito Dodô (Barra-Ondina), e que a apresentação está marcada para o dia 8 de fevereiro.
“A Prefeitura de Salvador tem o máximo respeito à banda Ara Ketu e mantém conversa permanente com os representantes da banda, para que façam parte da programação do Carnaval 2024. Na manhã desta terça-feira (30), inclusive, a participação do Ara Ketu foi garantida para a quinta-feira (8), no Circuito Dodô (Barra/Ondina)”, afirmou a prefeitura em comunicado enviado à imprensa.
Foto de capa: Reprodução Instagram
Leia também:Carnaval de Salvador 2024: conheça as principais programações