A Lavagem do Bonfim é considerada a maior festa religiosa e popular da Bahia. Este ano, ela homenageia os 270 anos da inauguração da Basílica do Senhor do Bonfim, uma das igrejas mais tradicionais de Salvador que atrai diversos turistas. As comemorações acontecem na cidade baixa e vão até o próximo domingo (14).
A festa, que é realizada de forma anual em todo mês de janeiro, reúne católicos e candomblecistas e é considerada Patrimônio Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além disso, ela também está inserida no calendário oficial de festas da capital baiana.
A programação cultural do evento reúne diversos blocos afros, de samba e de afoxé. Na manhã desta quinta-feira (11), Carlinhos Brown, juntamente com o grupo Zárabe, e o Afoxé Filhos de Gandhy, realizaram cortejo na festividade em direção à Colina Sagrada. Brown compartilhou em seu Instagram o desejo por exercer a fé com devoção e pela existência na terra com a paz.
“Que o Senhor do Bonfim e o Pai Oxalá nos guardem. Que da Sagrada Colina emane para toda a nossa cidade, país e continentes essa energia de amor merecida por todos nós”, escreveu.
Leia também: Carlinhos Brown puxa o trio elétrico na “Lavagem da Madeleine”, em Paris
A prefeitura de Salvador também adotou algumas medidas para amenizar o calor e evitar que as pessoas que acompanham o cortejo passem mal ou sofram com desidratação. Para isso, foram criados pontos de distribuição de protetor solar e água, além da disponibilidade de carros-pipa para refrescar os fiéis.
O trânsito da cidade baixa também passou por algumas alterações. A Superintendência de Trânsito (Transalvador), divulgou na última segunda-feira (08) que a operação tem o objetivo de garantir mais segurança às pessoas que participam dos festejos. Entre as mudanças, estão a proibição de circulação e estacionamento de veículos, alteração de sentidos e barreiras de trânsito. Confira os locais exatos.