Uma mãe em São Luís, no Maranhão, denunciou que seu filho autista, de dois anos, foi humilhado por um motorista de aplicativo durante uma corrida. Kelly Cristina, acompanhada de sua mãe e filho, solicitou um motorista por aplicativo após um evento na região do Itapiracó.
O caso aconteceu no último domingo (7) e o motorista, identificado apenas como Bruno, ficou irritado quando o filho de Kelly colocou os pés no banco do veículo, sugerindo que ela deveria comprar um carro próprio se a criança era autista.
Segundo a mãe, a criança sujou o banco do veículo com um pouco de areia, o que desencadeou uma reação agressiva por parte do motorista. Ainda de acordo com a usuária, o motorista foi agressivo e a chamou de “sem noção”.
A mãe, abalada com a situação, tentou pedir respeito, especialmente devido à condição especial de seu filho, mas acabou sendo alvo de mais ataques. O motorista parou o carro em um posto de gasolina e exigiu que todos saíssem do veículo.
“Ele encostou em um posto de gasolina e disse ‘desça agora do meu carro’ em uma tonalidade alta e agressiva. Eu disse que não tinha necessidade, e ele foi saindo junto comigo. Ele veio pra cima de mim em um tom tão agressivo que eu pensei que ele ia me bater”, disse Kelly.
Após esse episódio de agressão, o motorista entrou no carro e foi embora. Ainda segundo Kelly, todos ficaram sem saber como iriam voltar para casa. Um casal que passava de carro viu toda a situação e ofereceu carona para a família. Um vídeo registrado por Kelly mostra o momento em que o motorista se afasta.
A vítima registrou o caso na delegacia e compartilhou o vídeo nas redes sociais. De acordo com Kelly, outra pessoa também relatou ter sido vítima do mesmo motorista.
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Em nota, a Uber disse que não tolera discriminação e que, se comprovado que o motorista descumpriu alguma conduta da empresa, o parceiro pode perder o acesso à plataforma.
Veja a nota na íntegra:
“A Uber não tolera qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo e reafirma o seu compromisso de promover o respeito, igualdade e inclusão para todas as pessoas que utilizam o nosso app. Temos como política que os motoristas parceiros cumpram a legislação que rege o transporte de pessoas com deficiência e acomodem cães de serviço.
A Uber fornece diversos materiais informativos a motoristas parceiros sobre como tratar cada usuário com cordialidade e respeito. A empresa possui um guia de acessibilidade que tem como objetivo apoiar os motoristas parceiros com informações sobre como ter interações positivas e respeitosas com usuários que têm alguma deficiência.
Nos casos em que usuários sentirem que o tratamento dado pelo parceiro não foi respeitoso, ou que desrespeitou os termos da lei, ressaltamos sempre a importância de reportarem esses incidentes à Uber, para que possamos tomar as medidas necessárias. Conforme explicitado no Código da Comunidade Uber, casos comprovados de motoristas que adotem conduta discriminatória podem levar à perda de acesso à plataforma.