O Big Brother Brasil 24 começou na última segunda-feira (08), já com a primeira prova do líder do programa, mas a repercussão sobre a atividade não foi positiva. Durante a competição, um dos participantes, o atleta paraolímpico Vinicius Rodrigues, precisou tirar sua prótese para seguir com a prova, gerando críticas de internautas e influenciadores.
O medalhista nas Paraolimpíadas de Tóquio no Japão continuou jogando, mas influenciadores como Ivan Baron, destacaram a importância de promover a equidade e não igualdade. “A produção errou em autorizar que ele pulasse da plataforma usando a prótese, podendo prejudicar sua integridade física. Isso tudo poderia ser evitado se existisse adaptação de acordo com a condição do participante, para ser mais justa“, disse Ivan.
Ivan sugeriu a criação de um ‘Comitê de Acessibilidade’ para o programa. O influenciador afirma que não quer “vitimismo ou pena”, e relembrou que apesar de ser atleta, Vinicius continua sendo PCD. De acordo com dados da ‘Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD): Pessoas com Deficiência 2022’, estima-se que o Brasil tenha 18,6 milhões de pessoas com deficiência, de 2 anos ou mais.
“Desde que surgiu os rumores de um possível participante com deficiência no Big Brother me veio a mente várias dúvidas, e a principal delas é de como seria realizado as provas. O episódio de ontem reflete a necessidade que precisamos parar de INCLUIR por INCLUIR e promover mudanças reais para que a Pessoa com Deficiência se sinta pertencente na disputa”, disse Ivan pelo Instagram.
A influenciadora Gaby Pereira, que se identifica como uma pessoa autista e TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), também publicou em suas redes sociais, críticas sobre a primeira prova do programa. Ela cobrou o diretor do programa, Boninho, sobre mudanças. “Cadê a equidade nesta prova, Boninho?”, disse.
Em sua conta no X (antigo Twitter) ela disse que o BBB24 já começa com capacitismo: “BBB 24 já começa com capacitismo, e vocês achando que colocar um PCD já é inclusão! Bora melhorar isso aí, Boninho, me contata para ser da equipe que dou orientação de acessibilidade e inclusão!”, disse.
O perfil oficial do participante no Instagram comemorou a permanência do atleta, na prova. “Você foi gigante! Após 10 horas de prova, o Vini apertou o botão e saiu da prova do líder“, escreveu.
Foto de capa: Reprodução | Globoplay
Leia mais notícias aqui: Policial é condenado a 14 meses de prisão por morte de jovem negro desarmado nos EUA