Na última terça-feira (26), o árbitro Sam Alisson apitou a vitória do Luton Town sobre o Sheffield United por 3 a 2 no estádio Bramall Lane, pelo Campeonato Inglês. Antes de Sam, o último negro a atuar na competição foi Uriah Rennie, que comandou mais de 300 jogos da primeira divisão entre 1997 e 2008.
De acordo com a Federação Inglesa de Futebol, 32 mil árbitros atuam em todos os níveis do futebol na Inglaterra. Pouco mais de 8% se identificam como negros ou descendentes de asiáticos ou mestiços. O número cai para 4% no futebol profissional masculino.
Sam não começou nas quatro linhas como árbitro. Antes de viver do apito, ele jogou e passou por equipes como Swindon Town, Bristol City, Bournemouth e Exeter City. Os primeiros passos como juiz foram em divisões amadoras, o que fez com que precisasse de outro trabalho. Assim, passou a exercer a função de bombeiro durante a semana, e o futebol aos sábados e domingos.
Em 2020, Sam Alisson se tornou o 5º negro a apitar um jogo da EFL. Nos último três anos, o árbitro trabalhou em mais de 100 partidas.
Após trabalhar como quarto-árbitro no confronto entre Brighton e Chelsea, em outubro de 2022, Sam ganhou a oportunidade de ser o juiz principal em um dos jogos do Boxing Day, rodada tradicional nas festas de fim de ano.