Durante o mês de dezembro, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) promove a “Operação Boas Festas” em Juiz de Fora, Minas Gerais. A ação fiscaliza o comércio da cidade, e conscientiza os consumidores sobre possíveis irregularidades. Mas além disso, como parte da ação, a agência também resolveu dar dicas econômicas.
Na pesquisa de preços “Cardápio de Natal”, o Procon de Juiz de Fora apresenta para os consumidores ideias de receitas para a ceia de Natal, em um preço menos salgado, que caiba no bolso das famílias. Junto com a forma de preparo dos pratos típicos, são apresentados também quanto custa para executar aquela receita.
No material desenvolvido, existem sugestões de entradas, prato principal, sobremesa, bebida e outros produtos típicos desta época do ano. De acordo com o Procon da cidade mineira, a partir do levantamento feito nos dias dias 30 de novembro, 5 e 12 de dezembro, em quatro mercados, uma ceia para seis pessoas custa, em média, R$106,74.
Uma das receitas propostas é um ‘arroz colorido’, que leva ervilha, uva passa e cenoura dentre outros ingredientes, e uma ‘forofa festiva’ com bacon, cenoura, milho verde e outros. O tradicional salpicão também está no documento. Já no caso de sobremesas, um ‘gelado de abacaxi’ que além da fruta, leva também gelatina, leite condensado e creme de leite.
Acesse o Cardápio de Natal clicando aqui, para conferir as receitas.
Leia também: População cita os pratos que não podem faltar na ceia de Natal