Segundo pesquisa Quaest, 92% dos eleitores de Lula não se arrependem do voto no presidente

lula-11-anos-lai_mcamgo_abr_160520231818-16.webp

Nesta quarta-feira (20), foi divulgado o resultado da pesquisa Genial/Quaest, que analisou diversos aspectos políticos ligados à eleição de outubro de 2022. De acordo com a pesquisa, 88% dos eleitores não se arrependem do voto da última eleição. Entre os eleitores do presidente Lula, 92% não se arrependem da escolha feita no último ano.

A pesquisa também avalia o primeiro ano de governo do terceiro mandato, do presidente Lula, e mostra que o índice de aprovação do atual governo continua sendo de 54%, o mesmo registrado no mês de outubro. O Nordeste é a região em que o governo recebe o maior índice de aprovação (70%), e o Sul do país, o pior (46%).

O presidente Lula termina o ano com avaliação superior a 50% /Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

A aprovação do governo variou entre 51% e 56%, ao longo do ano, segundo registros da pesquisa. Nesta etapa da pesquisa, foram entrevistadas 2.012 pessoas, presencialmente, entre os dias 14 e 18 de dezembro. A margem de erro da avaliação é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

O perfil de quem mais aprova o trabalho feito pelo presidente neste primeiro ano, são pessoas que possuem o ensino fundamental completo (65%), quem recebe menos de dois salários mínimos (64%), católicos (61%) e pessoas pretas (63%). O índice de aprovação de Lula também é maior entre mulheres (55%), pessoas com 60 anos ou mais (63%).

Quase 70% de quem votou em Lula no último ano (69%), avalia o governo positivamente, seguindo o mesmo número de outubro deste ano, e 26% avalia de forma regular, e 4% negativa.

Leia também: Cinco em cada dez brasileiros aprovam a maneira do presidente Lula governar, revela pesquisa

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top