Lojistas e consumidores comentam os preços do barquinho de Iemanjá

IMG_1870-1-scaled.jpg

O Notícia Preta foi ao Mercadão de Madureira, Zona Norte do Rio, para falar com os lojistas e consumidores sobre as compras religiosas do final do ano. Em dezembro, as religiões de matriz africana comemoram as festas das Iabás (orixás femininos), além de entregarem o famoso barquinho de Iemanjá nas praias do litoral brasileiro.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), que mede a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, demonstrou aumento de 0,33% no acumulado dos produtos no mês de novembro. O aumento na taxa de inflação foi elevado principalmente pelos alimentos e bebidas, esses, que também são colocados no barquinho.

O zelador de santo, Carlos Eduardo de Jesus, que trabalha como segurança, estava no Mercadão de Madureira e achou o preço dos elementos que vão no barquinho, mais caros. “O preço esse ano tá mais salgadinho que nos outros anos, o espelho, pente, frutas o barco em si. Tudo está mais caro sim“, disse ele.

Os alimentos e bebidas tiveram uma alta de 0,82%, e as frutas especificamente tiveram um aumento de 2,53%. Normalmente o barquinho de Iemanjá tem: velas brancas, rosas ou azuis; champanhe; calda de ameixa ou pêssego; arroz-doce; manjar; melão e rosas brancas, além de espelhos, pentes, perfumes.

A inflação dos alimentos impactou o barquinho de Iemanjá no final do ano – Foto: Bárbara Souza/Notícia Preta

As lojas do Mercadão vendem um kit pronto com perfume, pente, espelho entre outras coisas. Érica, que é lojista no mercadão há 10 anos, explica que no final do ano o movimento das lojas aumenta em virtude das festas.

“No final do ano sempre fica mais movimentado, sai bastante imagem, defumador, o kit do barquinho na loja sai bastante, ele tá R$6,50 e vai com champanhe”, disse a lojista.

A Daisa Marina, que é corretora de registro de patentes, estava comprando ervas e achou que o preço está na média. “Aqui não está nem mais caro e nem mais barato, mas aqui sempre é o melhor lugar comparado ao comércio de fora e tem tudo fresquinho e com muita variedade”.

Conceição, que tem uma loja de artigos religiosos, disse que em sua loja o kit que vai no barquinho de Iemanjá está “bem barato”. Ela revelou que o que mais sai no final do ano são os kits das Iabás, barquinhos, velas e as bonequinhas dos orixás.

“O kit do barquinho de Iemanjá está custando $5,90 e vem perfume, pente, pó, espelho, então o valor é bem acessível”, diz ela.

Leia mais aqui: Alexandre Pires é alvo de busca e apreensão em ivestigação da PF contra garimpo ilegal na Terra Yanomami

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top