Moradores de Belo Horizonte denunciam abordagens violentas da Polícia Militar

PMMG_Divulgacao-1.jpg

Na última segunda-feira (25), moradores do bairro Goiânia, na Região Nordeste de Belo Horizonte, relataram dois atos de violência durante abordagens policiais à motociclistas. Em um dos casos, registrado por câmeras de segurança e testemunhas locais, as imagens mostram adolescentes sendo agredidos durante uma abordagem policial.

O vídeo mostra um policial militar derrubando um jovem de moto e agredindo-o, enquanto seu irmão, sem camisa, é empurrado e golpeado com um bastão. Testemunhas afirmam que o adolescente não ofereceu resistência.

https://twitter.com/i/status/1739789556688236739

Em outra ocorrência, um jovem foi baleado e a família afirma que o autor do disparo foi um policial. Vizinhos filmaram a abordagem de outro ângulo, em que mostra a imobilização do motociclista no chão, enquanto seu irmão tenta protegê-lo e acaba sofrendo agressões.

O vídeo mostra que nove golpes foram desferidos contra o irmão. A família denunciou que o adolescente ferido foi levado para atendimento médico sem ser informado para qual hospital seria conduzido.

Os familiares das vítimas negam a versão da polícia de que estavam perseguindo o motociclista desde o bairro Jardim Vitória, argumentando que as imagens indicam que ele saiu de casa apenas cinco minutos antes de ser abordado. A mãe do adolescente ferido informou que seu filho, embora tenha cometido uma infração ao pilotar a moto sendo menor de idade, não é um criminoso.

Leia também: Racismo influencia abordagem policial e processo por tráfico de droga

A polícia alega que o motociclista teria atirado contra eles, mas testemunhas afirmam que ele não estava armado e que houve intimidação por parte dos policiais.

Em março deste ano, as mesmas abordagens violentas foram registradas no bairro Vila São Tomáz, Região Norte de Belo Horizonte, quando um homem de 20 anos foi preso sob suspeita de tráfico ilícito de drogas. Moradores e familiares denunciaram agressões por parte dos policiais militares durante a abordagem. Os vídeos compartilhados nas redes sociais evidenciaram a truculência.

Lucas Santos

Lucas Santos

Lucas Santos é estudante de comunicação social, com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ingressou na TV UFMA em novembro de 2022, trabalhando na produção de pautas jornalísticas e reportagens. Em junho de 2023, começou a estagiar na TV CIDADE, afiliada da RECORD. Atualmente, Lucas continua trabalhando com jornalismo diário na TV UFMA, exercendo a função de produtor e repórter. Além disso, faz trabalhos com fotografia, gerenciamento de redes sociais e redação.

Deixe uma resposta

scroll to top