O cantor e compositor Seu Jorge recebeu nesta segunda-feira (27), o título de Embaixo da Cultura. O artista, que foi reconhecido por sua trajetória em diversos campos das artes, foi o primeiro a ser condecorado com o título. A criação da honraria se deu por meio da Portaria Nº 95, publicada no Diário Oficial da União, também nesta segunda.
A escolha dos embaixadores é feita pelo Ministério da Cultura, e é entregue às pessoas que realizam um papel importante para o fortalecimento da política cultural e das artes do país. “A expectativa é que Seu Jorge possa, a partir de sua atuação e projeção nacionais e internacionais, apoiar na construção de ações que fortaleçam os laços com os países do continente africano, do Caribe e da diáspora, por meio do cinema, da música e da arte”, diz a publicação.
O título de embaixador da Cultura foi entregue durante o lançamento da iniciativa “Diálogos Culturais: África Brasil Caribe Diáspora”, e contou com a presença da ministra da cultura, a também cantora, Margareth Menezes.
“Ator que participou, assim como outros, do processo de fortalecimento e internacionalização do cinema brasileiro, Seu Jorge possui consolidada carreira musical com sucesso no Brasil e no exterior”, declarou em nota.
O artista coleciona grandes trabalhos em sua carreira. Seu Jorge já venceu o prêmio de ‘Melhor Álbum Pop Contemporâneo’ no Grammy Latino 2012 pelo disco “Músicas Para Churrasco Vol. 1”, além de ter participado de marcos do cinema nacional, como “Cidade de Deus” (2002), “Tropa de Elite 2” (2010), “Medida Provisória” (2020) e “Marighella” (2021).
Durante entrevista a Jô Soares em 2001, ele contou que viveu nas ruas por sete anos, mas não abandonou a arte nesse período. Pelo contrário, participou de uma companhia de teatro.
Leia também: “Este é um filme sobre resistência negra”, afirma Seu Jorge, no lançamento do filme Medida Provisória