10 palavras de origem africana que os brasileiros usam no cotidiano

garotos-africanos-sorridentes-de-tiro-medio.jpg

A história do português brasileiro é composta por um mosaico de línguas e palavras herdadas das diferentes culturas que marcaram e fizeram parte da história do país, enriquecendo e expandindo o idioma falado no país. Em homenagem ao Dia da Consciência Negra, a Preply, plataforma de idiomas, fez uma listagem e destacou alguns termos usados no dia a dia que são oriundos de dialetos africanos.

“Essa bagagem linguística ajudou a construir a identidade brasileira, influenciando na criação e no uso de palavras relacionadas à culinária, religião, música, dança, flora e fauna diariamente. Além disso, essa miscigenação entre os continentes enriqueceu ainda mais a diversidade do Brasil, que é um país com uma língua única e vibrante”, Sylvia Johnson, Diretora de Metodologia da Preply.

O termo “caçula” também é oriundo de dialetos africanos – Foto: Freepik

Confira a lista de palavras da Preply para em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro:

Caçamba
A palavra “Kisambu”, conhecida no Brasil como caçamba, tem origem na língua Quimbundo, que é originária da região Banta e dos atuais países Angola e República Democrática do Congo, na África Central, e quer dizer uma “cesta” ou um “cesto grande”. Contudo, o significado é um pouco diferente hoje no país.

Dengo
O termo tem origem banta e da língua Quicongo e, em sua definição, refere-se a um pedido de aconchego, um ato de afeto com aquele que gosta, assim como é utilizado no português.

Banguela
Benguela é uma província de Angola que abriga uma variedade de grupos étnicos e tribos, devido à diversidade cultural do país. No local, existia uma comunidade que tinha o costume de raspar ou arrancar os dentes superiores e então surgiu possivelmente esse termo.

Caçula
“Kazuli” é a palavra que deu origem ao termo utilizado no Brasil, com etimologia do Quimbundo, e o seu significado é o “último da família” ou “membro mais novo”.

Fubá
O termo herdado dos povos africanos é de origem da língua banta Quimbundo e, no português, ela é traduzida como “farinha”, seja ela de milho ou arroz moído. Atualmente vários pratos são feitos com a iguaria.

Quitute
Com influência angolana, essa palavra vem da língua Quimbundo e originalmente é escrita e falada como “Kitutu”. O significado pode variar e um deles é uma pequena porção de comida antes da refeição e o outro é relacionado à indigestão.

Moleque
Esse termo usado no Brasil é originário do dialeto Quimbundo e da palavra “Mu’leke”, que significa “filho pequeno” ou “garoto” e é um modo de se chamar os filhos ou alguém de infantil.

Muvuca
“Mvúka” é uma palavra de origem banta e da língua Quicongo, significando aglomeração de pessoas que fazem muito barulho.

Cochilar
Na sua raiz africana, a palavra é “Koxila”, que se traduz como dormir de maneira leve e tranquila por pouco tempo. Entre as suas origens, estão possivelmente as línguas Quicongo ou Quimbundo.

Ranzinza
O termo é utilizado para se referir a uma pessoa mal-humorada que resmunga muito, porém, em sua origem do Quicongo, a palavra “Nzizi” significa “mosca caseira”. Pode-se fazer a relação com algo irritadiço, que incomoda, assim como um indivíduo ranzinza.

Leia também: Exu, Pomba Gira, Laroyê: buscas no Google pelos termos subiu mais de 4.000% em um ano

Deixe uma resposta

scroll to top