Circula nas redes sociais um vídeo da Prefeitura Municipal de Curitiba em comemoração ao Dia da Consciência Negra, no entanto, a produção praticamente não tem negros. O vídeo foi postado no dia 15 de novembro, mas ganhou projeção nesta sexta-feira (17), após vários influenciadores questionarem a falta de negros no vídeo.
As imagens mostram uma apresentação de umbanda e, nos comentários, foram feitas várias críticas à falta de diversidade. Em um dos comentário, a produtora Ana Paula Paulino questionou o crivo do Executivo Municipal. “Não deve ter um preto trabalhando na prefeitura pra falar o óbvio”, comentou.
As reações nas redes sociais cresceram e o humorista Yuri Marçal foi um dos que criticou a produção e relembrou a invasão portuguesa no Brasil. “Eu tô maluco ou tinha uma caravela portuguesa ali?”, questiona o humorista no início do vídeo “react”.
“Não faz nada. Quando for assim, não faz nada. Só ignora. ‘Ah, novembro negro…’. Só ignora, vocês já fazem isso o ano todo. Que por**a de negro. Faz igual as marcas estão fazendo esse ano. Só ignorando”, completou o vídeo.