A empresária e apresentadora Jojo Todynho usou sua conta do Instagram, nesta segunda-feira (13), para falar sobre violência doméstica. A artista comparou a repercussão do caso da apresentadora Patrícia Ramos, que sofreu sofreu violências por parte do seu antigo parceiro Diogo Vitório, com o da apresentadora Ana Hickimann, agredida pelo marido Alexandre Correa.
Nos stories, Jojo usa os dois exemplos para expor a diferença de tratamento entre casos contra mulheres negras, e mulheres brancas. Ela ainda conta que quando Patrícia, uma mulher negra, contou que foi agredida, foi criticada por se expor, enquanto Hickmann, uma mulher branca, foi acolhida quando decidiu falar publicamente sobre o assunto.
“A Patrícia está sendo condenada por expor uma situação que ela vivia e que ela fez para para alertar muitas mulheres. Aí teve comoção para Ana, mas para Patrícia não”, apontou. “É só botar na balança, mulheres brancas e mulheres pretas, como é a diferença, como as coisas funcionam. Acordem para a vida”, alertou.
Jojo também relembrou o caso da cantora Luisa Sonza, que foi acusada por racismo, e foi acolhida pelos internautas.
“Engraçado: a situação da Luísa reverberou de uma forma surreal. A da Patrícia [Ramos] não. Para nós, mulheres negras, as coisas são muito mais difíceis“, afirmou. “Eu sou uma mulher preta e as pessoas acham que é mimimi, que a gente quer se vitimizar. Eu não preciso me vitimizar, não nasci pra ser vítima”.
Após expor sua visão sobre os dois casos, a empresária recebeu diversos comentários ofensivos. Nesta terça-feira (14), Jojo usou seu Instagram para rebater e deixar um recado para quem não está satisfeito com seu posicionamento.
“Vocês podem não aceitar, mas a realidade é que as mulheres brancas têm seus privilégios e as pretas não. Isso não é vitimismo porque não tenho tempo pra ser vítima” afirmou através de um storie.
Com a repercussão, Patrícia Ramos agradeceu o apoio da cantora. “’Paty, mas você não vai falar nada?’ Abro os Stories da @jojotodynho e dou de cara com isso. Tá falado! Ponto!”, comentou ela sobre a análise feita pela cantora.
Leia também: “Ter dinheiro não me isenta”: Jojo Todynho denuncia racismo em aeroporto nos EUA