Idosos negros vivem com menor qualidade de vida que idosos brancos, revela pesquisa
Idosos negros vivem com menor qualidade de vida que idosos brancos, revela pesquisa
Racismo e envelhecimento: pesquisa revela desigualdades entre idosos Foto: Pexels
Pessoas negras idosas vivem menos, com menor qualidade de vida, além do envelhecimento ser marcado por ausência de políticas públicas. É o que revela o estudo “Envelhecimento e desigualdades raciais”. A pesquisa foi realizada pelo Centro Brasileiro de Análise e Desenvolvimento (Cebrap) em parceria com o Itaú Viver Mais.
De acordo com o estudo, entre a população negra, há uma série de particularidades que implicam em um envelhecimento precarizado. Cerca de 7% dos idosos negros com idade acima de 65 anos dependem do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Na população branca de mesma idade, essa porcentagem é de 3%.
“Isso se deve ao fato de que esses indivíduos historicamente têm estado inseridos em uma realidade social permeada por desigualdades que persistem ao longo dos anos, desde a época da escravidão e libertação dos escravos“, explica Yohana Tôrres, socióloga e pesquisadora de gênero.
Além do envelhecimento, a pesquisa analisa as principais áreas sociais que contribuem e fortalecem o envelhecimento ativo. Um deles, por exemplo, é a segurança financeira.
Os resultados mostram que as pessoas negras vivem com menor renda e se preocupam mais em como pagarão as contas.
Racismo e envelhecimento: pesquisa revela desigualdades entre idosos Foto: Pexels
Em São Paulo, 21% dos homens brancos afirmou ter dificuldade ou preocupação em pagar as contas mensais. Entre os homens negros dessa faixa etária, o percentual saltou para 73%, segundo o estudo.
Essa diferença entre a percepção de dificuldade em pagar as contas mensais também se destaca em Porto Alegre, na faixa acima dos 80 anos. Entre os homens brancos, apenas 17% revelaram dificuldade em equacionar os pagamentos, sendo que entre os homens negros essa preocupação passa para 67%.
O envelhecimento é marcado por aspectos biopsicológicos e culturais com marcadores de classe, gênero e raça, conforme explica o estudo. “Em nossa cultura, a velhice e o tema do envelhecimento recebem estereótipos e preconceitos“, destaca a pesquisa.
O estudo teve como parâmetro os índices que qualificam o envelhecimento ativo. Entre eles estão autoestima, bem-estar, atividade física, mobilidade, inclusão digital e inclusão produtiva. A pesquisa foi realizadas em três diferentes capitais brasileiras: São Paulo, Porto Alegre e Salvador. Elas foram escolhidas justamente por apresentarem um alto índice de envelhecimento populacional.
No dia 24 de janeiro de 1835, trabalhadores africanos escravizados ocuparam Salvador (BA) enfrentando, durante mais de três horas, civis e soldados coloniais na revolta que ficou conhecida como a mais…
De acordo com informações divulgadas pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo., a Globo foi condenada pela Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro, a pagar uma indenização…
Nesta quinta-feira (11), A Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) abriu dois inquéritos nesta quinta-feira (11) para investigar uma denúncia de intolerância religiosa contra quatro participantes do…
Por Agência Brasil A partir deste mês, os beneficiários que recebem o Auxílio Brasil às segundas-feiras poderão movimentar o dinheiro a partir do sábado anterior. A mudança foi divulgada na…
O Ministério Público Militar (MPM) pediu a condenação de oito dos 12 militares que são réus no processo que investiga o assassinato do músico Evaldo Rosa, do catador Luciano Macedo…
Aos 22 anos a medalhista olímpica Rebeca Andrade revelou que “está difícil namorar”. A ginasta, que fez história ao conquistar uma medalha de ouro e outra de prata em Tóquio, disse…
Instituições de ensino superior interessadas em participar do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade) já podem enviar suas propostas. As inscrições…
A irmã da cantora Ludmilla, Luane Sales, usou suas redes sociais no último domingo (18) para compartilhar a realização do seu sonho de ter uma casa própria. Com uma sequência…
Fernanda Rocha foi vítima de ataques racistas e violência física em um supermercado em Itaipava, na cidade de Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (9).…
Morreu nesta sexta-feira (08), no Rio de Janeiro, o cantor e compositor Arlindo Cruz, aos 66 anos. A informação partiu da viúva do sambista, Babi Cruz. Ele estava internado no…