Assessora de Anielle Franco é exonerada após post sobre torcida do São Paulo

07052018_191603cumprase_marcelledecothe_RafaelWallace_07_05_18-960x540.jpeg.jpg

A Chefe da Assessoria Especial do Ministério da Igualdade Racial Marcelle Decothé da Silva, foi exonerada nesta terça-feira (26), conforme anunciou o ministério comandado por Anielle Franco. A medida foi tomada por conta de uma postagem feita por Marcelle em sua conta pessoal do Instagram, sobre a torcida de São Paulo.

“Torcida branca, que não canta, descendente de europeu safade… Pior de tudo pauliste”, escreveu a assessora, que acompanhava a ministra em uma agenda política durante o jogo entre Flamengo e São Paulo na final da Copa do Brasil, no Estádio do Morumbi (SP). Na ocasião os Ministérios do Esporte, da Igualdade Racial e a CBF assinaram protocolo de intenções contra o racismo no futebol.

Marcelle Decothé deixou o cargo de Chefe da Assessoria Especial do ministério /Foto: Rafael Wallace/Alerj

A fala polêmica repercutiu bastante nas redes sociais, e gerou críticas. Em nota oficial, o Ministério da Igualdade Racial diz que “reafirma seu compromisso inegociável com a promoção de direitos e com a igualdade étnico-racial, a partir de princípios como a transparência e o cuidado” e anunciou a saída de Marcelle.

De acordo com esses princípios, e para evitar que atitudes não alinhadas a esse propósito interfiram no cumprimento de nossa missão institucional, informamos que Marcelle Decothé da Silva foi exonerada do cargo de Chefe da Assessoria Especial deste Ministério na data de hoje. As manifestações públicas da servidora em suas redes estão em evidente desacordo com as políticas e objetivos do MIR“, disse o ministério, que continuou:

Recém-instalado pelo Ministério, o Comitê de Integridade, Transparência, Ética e Responsabilização – instância interna de debate e deliberação sobre situações que envolvam temas de transparência, integridade pública, ética e questões disciplinares de caráter abrangente – vai investigar o caso e atuar para prevenir ocorrências que contrariem os princípios norteadores da missão do Ministério“.

Leia a nota na íntegra clicando aqui.

Leia também: Governo federal realiza ação antirracista durante final da Copa do Brasil

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top