Iniciativas educacionais se unem para oferecer curso online sobre Maria Firmina dos Reis

pexels-katerina-holmes-5905747-scaled.jpg

O Grupo de Estudos e Pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez, junto com o Coletivo Redes em Movimento e o El Telar – Comunidade del Pensamiento Feminista Latino-americana, se uniram para oferecer um o curso online, “Maria Firmina dos Reis: vida, obra e legado”, que propõe-se a fazer com que o aluno conheça a biografia, a trajetória de vida dessa mulher negra, nordestina, brasileira. O curso começa na próxima segunda-feira (11), às 19h, falando sobre a vida dela.

Maria Firmina dos Reis foi escritora e educadora. Ela, com suas escrevivências, deu visibilidade aos direitos das populações negras e periféricas, das mulheres, difundindo seu pensamento e ativismo por meio da literatura negra. Em 1917, morreu aos 95 anos, no Maranhão seu estado natal, deixando um legado imortal de lutas e conquistas.

O curso se propõe não só a ensinar sobre a história dessa figura importante, mas também orientar sobre como ensinar sobre ela nas escolas, e na formação de professores e professoras na universidade. A professora Dra. Ana Lúcia da Silva é a responsável por ministrar o curso online, e a Dra. Amanda Motta Castro fará a mediação.

O curso oferece um certificado de 20 horas ao final e as aulas gravadas, após serem aplicadas pelo Google Meet.

Programação
11/09/23 (Segunda-feira) – 19horas – Maria Firmina dos Reis: Vida
12/09/23 (Terça-feira) – 19 horas – Maria Firmina dos Reis: – A Obra
15/09/23 (Sexta-feira) –  19 horas – Maria Firmina dos Reis: – O legado

Professora
Dra. Ana Lúcia da Silva

Professora Adjunta efetiva do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, Departamento de Ciências Humanas – DCH, da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL – MG, campus de Alfenas – MG. Doutora em História (2023), linha de pesquisa: “História Política”, pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPH), da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Doutora em Educação (2018), linha de pesquisa: “Ensino, aprendizagem e formação de professores”, pelo Programa de Pós- Graduação em Educação (PPE), da Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Mestrado em História – UEM/UEL. Graduação em História – licenciatura, pela UEM. Integrante dos grupos de pesquisa do CNPq: “Educação, mídia e Estudos Culturais” – UEM, do “Grupo de Pesquisa e Estudo Interdisciplinar Lélia Gonzalez” – FURG e “Brasil Contemporâneo” – UEM. Tem experiência na docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Atua e tem interesse nas seguintes áreas/temas: Ensino de História; Educação, formação de professoras e professores; Educação antirracista, decolonial, feminista e em Direitos Humanos, o racismo e as relações étnico-raciais; História da África e cultura afro-brasileira; História do Brasil. História Política e movimentos sociais como o Movimento Negro e o Feminismo Negro.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4225922161858212

Mediação
Dra. Amanda Motta Castro

Pós-doutora em Estudos Feministas pela Universidad Autónoma Metropolitana- UAM/CDMX (2022). Doutora pelo programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. É graduada em História e Pedagogia (2000). Atualmente é Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande/FURG e docente do Departamento de Educação da mesma instituição. Compõe la Comunidad de Pensamiento Feminista Latinoamericano: El Telar e o Grupo de pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3449473426395924

Informações gerais
Inscrições abertas
Aulas pelo google mett
Drive do curso com materiais disponíveis
Aulas gravadas e disponíveis por 10 dias
Certificado de 20 horas
Valor 40 reais
Vagas limitadas
Contato: grupoleliagonzalez@gmail.com

Organização
Coletivo Redes em Movimento
Grupo de Estudos e Pesquisa interdisciplinar Lélia Gonzalez
El Telar – Comunidade del Pensamiento Feminista Latino-americana

Inscrições
www.sympla.com.br/coletivo

Leia também: Espetáculo ‘Quando o Discurso Autoriza a Barbárie’ está em cartaz em São Paulo

Deixe uma resposta

scroll to top