Com a presença de capoeiristas de diversos lugares do mundo, São Paulo será palco de um encontro internacional de capoeira neste sábado (02). O evento vai das 9h às 16h (horário de Brasília), no Largo da Matriz, localizado na Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital. O encontro receberá mais de 30 expoentes mundiais, alunos e praticantes de um projeto social.
Uma agenda especial desta expressão cultural, com direito a rodas abertas e troca de cordas, está programada. O evento é gratuito e também marca uma homenagem aos 43 anos da Escola de Capoeira Família Irmãos Unidos, uma das mais tradicionais do Estado.
“Esse projeto já alcançou milhares de pessoas nas últimas décadas. O nosso principal objetivo é poder devolver à comunidade tudo o que a capoeira nos proporciona, pois, além da parte física que é linda, o que tem por trás é o mais valioso. Conseguir expandir essa expressão cultural para onde ela realmente acontece é uma das nossas missões, porque muitas pessoas saem de lá e ajudam ao próximo. Por exemplo, tem vários capoeiristas levando a arte pelo mundo. Meus pais, por sinal, se conheceram na região. E essa é a nossa forma de colocar os olhos do mundo inteiro nesse local. Muitas pessoas vão atravessar o planeta para estarem conosco nesta celebração”, afirma Arthur Fiu, que é filho do Mestre Natal, fundador da Escola de Capoeira Família Irmãos Unidos.
O evento reunirá capoeiristas do Brasil, Peru, Estados Unidos, Israel, Argentina, França, entre outras nacionalidades. Bicampeão mundial, Arthur Fiu coleciona aulas da expressão cultural ao redor do mundo e já ensinou a modalidade para os pilotos de Fórmula 1 Max Verstappen e Daniel Ricciardo. Saci Fiu, multivencedor, e Navalha Fiu, campeã da Volta ao Mundo Bambas, também estão confirmados.
A programação do evento começa com uma grande aula, das 9h às 11h. Na sequência, entre 11h e 13h, o público poderá acompanhar uma roda aberta com grandes nomes da capoeira. Por fim, das 14h às 16h, é a vez do batizado dos alunos presentes. O espaço ainda contará com ativações especiais para os interessados se energizarem e entrarem no clima especial.
Leia também: “Antes de estar nas Olímpiadas a capoeira tem que estar nas escolas”, diz mestre de capoeira