Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado revela que o número de pessoas baleadas em residências, na Região Metropolitana do Recife (RMR) subiu para 147 no ano de 2023. O último registro foi na madrugada do domingo (20), quando um homem foi morto no bairro de Alberto Maia, em Camaragibe.
De acordo com o estudo, em 2023, foram 131 pessoas moras e 16 pessoas ficaram feridas nos ataques registrados apenas dentro das residências. Além disso, o Instituto também catalogou 118 mulheres baleadas na RMR durante o ano de 2023.
A violência contra as mulheres, foi menos letal que as ocorrências dentro das casas. Ao todo, 61 mulheres perderam a vida e 57 ficaram feridas em diversos confrontos que aconteceram na Região Metropolitana do Recife, em 2023.
Em um desses casos, uma mulher foi morta a tiros após uma briga com o companheiro. Na ocasião, o MC Serginho Porradão, que tentou intervir, também foi morto a tiros. Tudo aconteceu em uma festa de Dia dos Pais no bairro da Guabiraba, Recife.
Leia também: Violência armada faz 140 vítimas em março, em Salvador e RMS, aponta Fogo Cruzado
O Instituto Fogo Cruzado realiza levantamento de dados abertos sobre violência armada nas regiões metropolitanas do Rio, Recife e Salvador.