O Observatório de Favelas, através do Galpão Bela Maré, está com inscrições abertas para a segunda Mostra de Performances MIOLO. Ao todo, serão quatro pessoas selecionadas pelo edital – entre artistas, coletivos, performers e pesquisadores/as do corpo, que receberão cachê de R$ 1.000, cada uma, para participarem do processo.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 deste mês, e é gratuita. O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de agosto e as apresentações serão realizadas nas vias públicas do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e no entorno do Galpão Bela Maré nos dias 7 de setembro e 15 novembro. A comissão de seleção dos participantes irá priorizar o maior preenchimento de vagas por mulheres, pessoas negras, indígenas, PCD, pessoas trans e moradoras de favelas e periferias.
Em sua segunda edição, a MIOLO busca promover a construção e debate de práticas e experiências artísticas descentralizadas. Dessa forma, o objetivo é agregar artistas, grupos e coletivas que reflitam sobre as circulações nas ruas e espaços públicos de favelas e periferias. Neste ano, a mostra contará com 4 apresentações.
“Miolo é o nome que damos às ruas estreitas da Maré, e, se aproximando do significado da palavra, convidamos performers a refletir conosco sobre as ruas, seus percursos, ritmos e fluxos pensando a performance de maneira ampliada”, explica Anna Luísa Santos, coordenadora do programa educativo do Galpão Bela Maré.
O Galpão Bela Maré é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Observatório de Favelas. Tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, Itaú Unibanco e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Fomento: Foca, Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Apoio: Itaú Cultural e Instituto JCA. Parceria: Produtora Automatica. Realização: Observatório de Favelas, Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.
A inscrição pode ser feita pelo formulário disponível neste link, e o edital completo pode ser acessado aqui.
Sobre o Galpão Bela Maré
O Galpão Bela Maré, projeto do Observatório de Favelas realizado em parceria com a Automatica, é um espaço voltado à difusão, produção, mobilização, formação e fruição das artes e das expressões culturais através de suas mais variadas manifestações, visando, sobretudo, articular a produção artística periférica com o circuito da arte contemporânea no Rio de Janeiro. Inaugurado em 2011, consolidou-se como um espaço de referência na cidade para o debate do papel político da arte, especialmente no contexto das periferias.
Sobre o Observatório de Favelas
O Observatório de Favelas, criado em 2001, é uma organização da sociedade civil sediada no Conjunto de Favelas da Maré, com atuação nacional. Dedica-se à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e promover o direito à cidade. Fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, tem como missão construir experiências que contribuam para a superação das desigualdades e o fortalecimento da democracia a partir da afirmação das favelas e periferias como territórios de potências e direitos. Atualmente, desenvolve programas e projetos em cinco áreas: Arte e Território, Comunicação, Direito à Vida e Segurança Pública, Educação e Políticas Urbanas.
Serviço
Chamada Aberta de Miolo – Mostra de Performances
Período: 4 a 20 de agosto
Edital: https://curt.link/ConvocatóriaMiolo
Formulário de Inscrições: https://curt.link/Miolo2023Forms
Inscrições Gratuitas.
Contato:
Assessoria de Imprensa
Renata Oliveira -Tel: (21) 99889-8184
Naíse Domingues – Tel: (21) 98033-2788