8 em cada 10 professores de escolas públicas já presenciaram bullying em sala de aula, diz levantamento do MEC

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Um levantamento do Ministério da Educação (MEC), aponta que oito a cada dez professores ouvidos, relataram já ter presenciado casos graves de bullying em sala de aula. O relatório foi feito em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em escolas públicas, e ouviu mais de 395 mil professores sobre casos de bullying e violência escolar.

A pesquisa também mostrou que metade dos mais de 395 mil docentes ouvidos se deparou com casos de discriminação nas instituições de ensino. Essa é a segunda vez que o Inep, responsável pelas estatísticas educacionais do governo, inclui essas perguntas, feitas a professores de mais de 70 mil escolas.

A pesquisa também mostrou que metade dos mais de 395 mil docentes ouvidos se deparou com casos de discriminação nas instituições de ensino /Foto: Pexels


Os dados, recolhidos pelo questionário destinado a professores de Português e Matemática na aplicação do Saeb, apresentam um cenário de escolas enfrentando graves conflitos de relacionamento. Eles mostram que somente 23% relataram não haver bullying (caracterizado pela pesquisa como ameaças ou ofensas verbais) em sua escola naquele ano, quanto 59% disseram haver poucas vezes, 16% muitas vezes e 2% informaram que sempre há casos desse tipo.

A pesquisa também mostra que 44% dos entrevistados disseram ter havido casos de discriminação poucas vezes durante o ano; outros 7% dizem que aconteceu muitas vezes, e 1%, sempre. O segundo segmento do ensino fundamental também é a etapa com mais professores relatando o problema, assim como o Distrito Federal aparece como recordista, com só 32% relatando que não presenciaram nenhum caso em 2023.

Como resposta, o MEC tem implementado uma série de políticas públicas estruturantes, tanto de caráter preventivo à violência nas escolas quanto de resposta e reconstrução. Entre as ações desenvolvidas, está a instituição do Sistema Nacional de Acompanhamento de Combate à Violência nas Escolas (Snave), que apoia as redes de ensino e qualifica as respostas institucionais frente às diversas expressões de violência no ambiente escolar.

Para a operacionalização do Snave, o MEC lançou o programa Escola que Protege (PRoEP), uma estratégia nacional que articula ações pedagógicas, formação continuada de profissionais da educação, apoio psicossocial, valorização da diversidade e fomento a práticas restaurativas e à cultura de paz. O Programa incentiva a elaboração de planos territoriais Intersetoriais de prevenção e resposta e atua no apoio à reconstrução da comunidade escolar em casos de violência extrema.

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Rafael Rabello

Rafael Rabello

Natural de Salvador (BA) é estudante de Jornalismo pela faculdade Estácio de Sá. É um escritor baiano apaixonado por literatura e pela cultura. Acredita no poder da educação e comunicação para modar o furuto da sua geração.

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