Das 2.500 pessoas ouvidas na pesquisa, apenas 37% defende perdão aos golpistas
Levantamento do PoderData divulgado na última sexta-feira (21), mostrou que 51% dos brasileiros são contra o perdão aos envolvidos na depredação na Praça dos Três Poderes, que ocorreu no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. Já 37% concordam com o avanço do projeto de anistia. O PL está travado na Câmara dos Deputados.
O tema é defendido pelos políticos do campo de direita, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está entre os 34 denunciados por estimular e realizar atos contra os Três Poderes e o estado Democrático. Foram condenados pelo STF, 476 pessoas pelo ato de 8 de janeiro.

O PoderData entrevistou 2.500 pessoas pelo telefone entre os dias 15 a 17 de março, fazendo a seguinte pergunta: “Mais de 1.500 pessoas foram presas pelo vandalismo em Brasília em 8 de janeiro de 2023. O Supremo condenou a maioria a até 17 anos de prisão. Há um projeto agora no Congresso propondo anistiar e soltar essas pessoas. Você é a favor ou contra a anistia?”.
Confira o resultado geral da pesquisa:
• Contra: 51%
• A favor: 37%
•Não sabe: 12%
O projeto que beneficia os participantes da tentativa de golpe não encontra forte apoio entre os eleitores de Jair Bolsonaro. É o que mostra a pesquisa quando separada por votos declarados no segundo turno de 2022.
Entre os eleitores de Bolsonaro no 2º turno, (49%) são contra a anistia, enquanto (36%) são a favor e (16%) não sabem. Já entre os eleitores do atual presidente da república, Lula: (54%) são contrários ao perdão dos envolvidos, (37%) apoiam e (9%) não sabem. Os entrevistados que votaram branco ou nulo no 2º turno estão mais divididos: (43%) são contra o projeto de anistia, (43%) são a favor, enquanto (14%) não sabem.
Leia também: Deputadas acionam Conselho de Ética do Senado contra Plínio Valério, que falou em enforcar Marina Silva