71% das mulheres brasileiras afirmam ter vivido situações de violência ao se deslocar, diz pesquisa

silhuetas-de-maos-aterrorizantes-no-estudio.webp

Em todo país, cerca de 71% das mulheres afirma que já viveram alguma situação de violência ao se deslocar, seja no transporte público, a pé, ou em carros por aplicativos. Os dados são de um levantamento realizado pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber. Os dados divulgados nesta sexta-feira (13).

Entre mulheres pretas o número sobe para 82%. O estudo ouviu mais de 4.000 brasileiras que utilizam diferentes formas de transporte em seu cotidiano. 

Os resultados evidenciam a permanência de um padrão preocupante: a maioria das entrevistadas relatam ter enfrentado situações de violência, como importunação, assédio sexual e até estupro, durante seus deslocamentos pelas cidades”, diz o estudo.

Entre mulheres pretas o número sobe para 82% – Foto: Freepick.

Os dados revelam que: 44% das entrevistadas dizem ter recebido olhares insistentes ou cantadas inconvenientes; 26% afirmam ter sofrido assalto, furto ou sequestro relâmpago; já 17% foram alvo de importunação sexual (praticar um ato libidinoso contra alguém sem consentimento dessa pessoa); 16% foram vítimas de preconceito ou discriminação por alguma característica, exceto raça, e 10% de racismo; 6% de agressão física e 3%, de estupro.

Ainda 73% delas disseram que sofreram violência durante deslocamentos a pé, 45% em ônibus, 13% em carro particular, 10% no metrô e 10% em carro de aplicativo.

Leia mais notícias aqui: Com Macaé Evaristo, 3º mandato de Lula ainda é um dos governos com mais ministras mulheres na história do Brasil

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top