Uma pesquisa do PoderData, divulgada nesta sexta-feira (3), mostra que 64% dos brasileiros rejeitam a anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O índice representa um aumento de 13 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, quando 51% eram contrários ao perdão.
Segundo os dados, apenas 27% dos entrevistados apoiam a anistia, número que antes era de 37%. Outros 9% preferiram não responder. A pergunta feita foi: “Mais de 1.500 pessoas foram presas por causa do vandalismo em Brasília em 8 de janeiro de 2023. O Supremo condenou a maioria a até 17 anos de prisão. Há um projeto agora no Congresso propondo anistiar e soltar essas pessoas. Você é a favor ou contra a anistia?”
O tema ganhou força no Congresso após a Câmara dos Deputados aprovar, em setembro, o regime de urgência para tramitação do projeto. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), designou como relator o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP). O parlamentar já adiantou que pretende transformar a proposta em um “PL da dosimetria”, reduzindo as penas dos envolvidos como forma de “pacificar o País”.
LEIA TAMBÉM: Povo vai às ruas no Brasil inteiro contra PEC da Blindagem e anistia
Paulinho tem se reunido com lideranças de diferentes partidos, incluindo nomes do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, além de políticos como Aécio Neves (MDB) e o ex-presidente Michel Temer (MDB). Segundo ele, o parecer deve ter “três ou quatro páginas” e pode reduzir a pena de Bolsonaro em até 11 anos, atualmente, o ex-presidente cumpre condenação de 27 anos e três meses por participação na trama golpista.
A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em 178 municípios das 27 unidades federativas, entre 27 e 29 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.