Das 2.002 pessoas entrevistadas pela pesquisa DataFolha, divulgada na última quarta-feira (18), 62% dos brasileiros afirmam ser contra conceder anistia aos responsáveis pelos atos de 8 de Janeiro de 2023. O número diminuiu levemente em relação ao mês de março, quando era de 63%. Os entrevistados possuem 16 anos ou mais.
A mesma pesquisa aponta que 33% são a favor da anistia, número que aumentou em relação a março, quando 31% concordavam. Outros 5% não sabem e 1% são indiferentes. Os entrevistados são de 113 cidades, e foi realizada de 12 a 13 de dezembro. A margem de erro é 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
A maior parte dos que se colocam contra a anistia são eleitores do presidente Lula (72%), e a maioria que é a favor é eleitor do ex-presidente Bolsonaro (45%). Além disso, a maioria que se coloca contra a anistia é da região nordeste (66%) e estudantes (68%).
Já quem é a favor, é em maioria, homens (37%), empresários (37%), evangélicos (37%), e pessoas que ganham de 2 a 5 salários mínimos (36%).
A mesma pesquisa DataFolha também revelou que 69% dos brasileiros entrevistados consideram democracia como melhor forma de governo no país, enquanto que no último levantamento, era de 71%. O número atualmente divulgado é o menor desde outubro de 2022, que marcou 79% de preferência pelo regime democrático.
Além disso, caiu a quantidade de pessoas que diz que tanto faz se o país é uma democracia ou ditadura. Atualmente é 17%, e era 18% em março. Já os que são a favor da ditadura em certas circunstâncias do que uma democracia, sendo que em março era 7% nessa posição. Já 6% não souberam responder e antes eram 5% que não sabiam responder.
Leia também: 69% dos brasileiros entrevistados preferem democracia no país, aponta Datafolha