40% das pessoas negras passam por situações de preconceito, segundo levantamento
40% das pessoas negras passam por situações de preconceito, segundo levantamento
A “Pesquisa Diversidade Jovem 2022”, realizada pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro), em novembro deste ano, aponta que, 40% dos participantes afirmaram sentir e presenciar situações de preconceito com frequência na escola ou na faculdade.
O estudo aponta que 32% desses jovens relataram ainda que as situações de preconceito no transporte público, em consultórios médicos, restaurantes, lojas ou eventos são recorrentes. Esse fato é ainda mais presente na vida dos negros que se identificam com religiões de matriz africana, já que 44% deles afirmaram sentir ou presenciar preconceito nestes serviços.
O objetivo central do estudo é identificar o perfil de diversidade dos participantes de cursos e projetos do Espro para o embasamento das estratégias de impacto social e construção de ações direcionadas à inclusão no mercado de trabalho e ao fomento à consciência social.
“Aqui no Espro, além de prepararmos os jovens para o mundo do trabalho, estimulamos o seu protagonismo na sociedade, buscando ajudá-los a ocupar seus espaços como cidadãos plenos. Enquanto 76% de jovens homossexuais, por exemplo, admitirem não conversar ou conversar pouco sobre diversidade no trabalho, ainda teremos ambientes mais hostis do que acolhedores para eles. Isso é um alerta para que entidades formadoras e empresas tenham mais atenção com o acolhimento nos ambientes de aprendizagem e de trabalho”, afirma Alessandro Saade.
A “Pesquisa Diversidade Jovem 2022” ouviu 1.657 adolescentes e jovens, com idades entre 15 e 23 anos, que são ou já foram aprendizes ou estagiários do Espro, entre 19 de setembro e 16 de outubro. O índice de confiabilidade é de 99% e a margem de erro é de 3%.
Post Views:721
Relacionado
Gabriela Pereira
Gabriela Pereira nasceu no Rio de Janeiro, é formada em jornalismo, tem experiência como repórter, estuda Especialização em Leitura e Produção de Textos, ama escrever e sonha em publicar seu livro de romance com protagonistas pretos.
Carolina Maria de Jesus, uma das escritoras mais lidas do Brasil, ganhou o título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A escritora mineira, falecida em…
O candidato derrotado e presidente da República Jair Bolsonaro (PL) incluiu sigilo de 100 anos no cachê do cantor Gusttavo Lima como garoto propaganda da Mega Sena da Virada. Ao…
O projeto “A Arte Gerando Renda” volta a ter atividades presenciais e abre 300 vagas para oficinas gratuitas no Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro. As inscrições iniciaram dia…
Indo contra as ONGS de defesa dos direitos humanos, o Parlamento iraquiano aprovou no último fim de semana uma lei que pune “atos homossexuais” com prisão, de 10 a15 anos.…
O rapper Baco Exu do Blues, de 27 anos, usou suas redes sociais neste domingo (29), para relatar um caso de racismo que sofreu em um aeroporto. Sem dar muitos…
No último domingo (29), a atriz Marina Ruy Barbosa, repostou em sua rede social, uma foto de duas crianças ruivas em frente a uma foto dela no shopping com a…
Logo após assumir seu mandato na prefeitura de São Miguel do Campos, em Alagoas, o prefeito George Clemente (MDB) ordenou que fosse removida uma escultura que fazia homenagem à folclorista…
No ano em que milhões de brasileiros entraram na linha da pobreza, as 500 pessoas mais ricas do mundo acumularam mais de U$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,57 trilhões)…
O auditório principal do Centro de Referência da Juventude (CRJ) recebeu, na noite da última segunda feira (13), a roda de conversa sobre CorpOralidade da mulher preta. No evento, organizado…
As paradas cardíacas durante o trabalho de parto, apesar de uma ocorrência rara, são mais comum em mulheres negras do que em parturientes de outras etnias. É o que revela um…