A 12ª edição do Encontro Nacional de Cultura Popular, evento de cultura preta realizado em favelas, acontece de 10 a 13 de abril, com programação gratuita para todas as idades. O Pontão de Cultura Vidigal Capoeira promove o evento no Vidigal, na zona sul do Rio de Janeiro.
O evento promete reunir moradores do Vidigal, bairros vizinhos e visitantes de todas as partes do país, com uma programação diversificada e de acesso gratuito.Com o objetivo de fortalecer a cultura afro brasileira, o encontro trará uma série de atrações, incluindo lançamentos de livros e álbuns fonográficos, rodas de capoeira, intervenções teatrais, apresentações de danças afro-brasileiras, palestras, workshops e um grande encontro de mestres da cultura popular.

Para Messias Freitas, mestre de capoeira e coordenador da instituição, a realização do evento vai além do entretenimento. ” Manter viva a cultura popular dentro da favela é um ato de resistência. A capoeira e as expressões culturais afro-brasileiras carregam histórias, saberes e identidade. Esse encontro é um espaço de troca, valorização e fortalecimento da nossa ancestralidade”, destaca Freitas.
O evento faz parte do Plano Anual Ponto de Cultura Vidigal Cultural, contemplado no Edital de Ações Locais 2024 – Edição Cultura Viva. Além disso, conta com o patrocínio da Funarte, por meio do edital Apoio a Ações Continuadas 2023 – Eventos Artísticos Calendarizados.
ServiçoLocal: Pontão de Cultura Vidigal Capoeira – Av. Presidente João Goulart, nº 737, Vidigal, Rio de Janeiro. Data: 10 a 13 de abrilHorário: A partir das 17h Entrada gratuitaPara mais informações, acompanhe as redes sociais e o site da instituição @vidigalcapoeiravidigalcultural.org.br
Leia também: Documentário “Dessa Arte Eu Sei Um Pouco” homenageia legado de mestres de capoeira na Bahia