Zezé Motta é homenageada em aniversário de 80 anos com programação no Canal Brasil

xica_da_silva.jpg

Ícone do cinema e música brasileiros desde a década de 1970 e fundadora do Centro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), Zezé Motta completa 80 anos na próxima quinta-feira (27), e recebe uma homenagem do Canal Brasil com quase 24 horas de programação especial na data.

Uma entrevista inédita com a atriz abre a maratona à 0h. Entre os assuntos abordados, está a importância de ser uma mulher negra no audiovisual. “Quando as coisas deram certo pra mim, vi que éramos poucos negros em cena. Comecei a cobrar dos produtores e da mídia sobre essa invisibilidade do negro. Foi aí que criei um arquivo de atores negros, o CIDAN. Apesar de o país ser tão miscigenado, é um país racista, vou ter que brigar por isso“, conta a homenageada.

Zezé Motta no papel de “Xica da Silva” /Foto: Divulgação Canal Brasil

Zezé Motta é defensora de movimentos negros e, em 1984, fundou o CIDAN, um espaço que facilitou e potencializou a entrada de artistas negros no cinema e audiovisual.

Na conversa, Zezé fala também sobre suas próximas estreias, papéis marcantes de sua carreira e a chegada aos 80 anos. “Eu fico muito feliz de inspirar as pessoas e de ter conseguido passar, principalmente para as mulheres negras, o poder de olhar e falar: eu também posso!“.

Além da entrevista com Simone Zuccolotto, a Maratona Zezé Motta vai exibir 13 filmes que contam com a atriz no elenco, entre eles “Xica da Silva”, de Cacá Diegues, primeiro longa protagonizado pela aniversariante.

No final do ano, Zezé Motta fará uma turnê comemorativa dos seus 80 anos que vai rodar as principais capitais do país.

Leia também: “Estou adorando isso”, diz Zezé Motta sobre continuar ativa aos 79 anos

Deixe uma resposta

scroll to top