WMG/Blavatnik Family Foundation Social Justice Fund (BFF SJF) revelou na última sexta-feira (18), seis organizações, focadas em alcançar a justiça social, que receberão US$ 100 milhões (cerca de R$ 541 milhões). A doação faz parte de uma ação contínua da empresa e contemplará as organizações: Black Cultural Archives, Black Futures Lab , Florida Rights Restoration Coalition (FRRC), Howard University, REFORM Alliance e Rhythm & Blues Foundation.
O WMG/BFF SJF foi criado em junho de 2020 após os assassinatos de George Floyd, Breonna Taylor, Ahmaud Arbery, que gerou uma comoção global com a campanha #BlackLivesMatter.
“Nosso Fundo pretende não apenas trabalhar para efetuar mudanças estruturais por meio de nossas contribuições, mas também apoiar negócios de propriedade de negros e liderados como uma forma básica de operar”, revela Camille Hackney, Presidente do WMG/BFF SJF e Diretora de Parcerias da Atlantic Records/Chefe do Conselho de Parcerias de Marca Global no Warner Music Group.
O Fundo serve como um reconhecimento das contribuições da cultura negra para a lucratividade da indústria musical de hoje. Ao longo de 10 anos, o Fundo investirá em organizações ao redor do mundo que constroem comunidades mais justas e criam mudanças reais nas vidas de populações historicamente carentes e marginalizadas – com atenção redobrada para as comunidades negras.
Como parte dessa estrutura orientada para o propósito, o Fundo escolheu OneUnited Bank – o maior banco de propriedade de negros nos EUA – como seu parceiro bancário, e Moore Impact – uma divisão de uma start-up de mulher negra Moore Philanthropy, liderada por Yvonne L. Moore – como seu patrocinador fiscal. Moore terá um papel fundamental na distribuição dos fundos. O Conselho Consultivo inclui cinco membros externos cujos conselhos e experiência em justiça social foram inestimáveis para definir a missão e a direção estratégica do Fundo.