Wallace de Souza, jogador de vôlei do Cruzeiro e da Seleção Brasileira, que na terça-feira (31), fez uma publicação em tom ameaçador contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu R$ 308 mil do Bolsa Atleta, programa de incentivo ao esporte criado pelo petista, em 2005.
Os dados foram levantados pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e revelados pelo blog Olhar Olímpico, do portal UOL. Apoiador de Jair Bolsonaro (PL), o jogador publicou nesta segunda (30) uma enquete em seu Instagram perguntando se “alguém daria um tiro de 12 na cara do Lula”.
Ainda na terça-feira (31), Wallace excluiu a publicação. Horas depois, o jogador fez um vídeo pedindo desculpas. No início da tarde do mesmo dia o Cruzeiro divulgou nota apenas repudiando a publicação. Após grande pressão nas redes sociais, o clube informou, em novo comunicado, o afastamento do atleta “por tempo indeterminado”.
“Conforme previsto em contrato, o Sada Cruzeiro informa que Wallace será punido com afastamento e uma suspensão por tempo indeterminado, a partir desta terça-feira”, disse o clube em nota publicada em seu site e nas redes sociais.
“Esperamos que o episódio sirva de aprendizado para todos, com uma reflexão sobre o uso consciente das redes sociais, e da responsabilidade que cada um tem em disseminar bons valores. O esporte deve ser uma ferramenta para propagar igualdade, tolerância e respeito”, complementou.
Wallace se desculpa
Depois da repercussão, Wallace se desculpou. Também pelas redes sociais, o oposto disse que jamais teve a “intenção de incitar violência ou ódio”. “Não é da minha pessoa. Não foi isso que o esporte me ensinou e não é isso que eu quero passar para ninguém”, complementou.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, disse que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a postagem de Wallace. “Já acionei a AGU e vamos tomar todas as providências necessárias. Não vamos tolerar ameaças feitas por extremistas e golpistas!”, publicou Pimenta no Twitter.
O Código Penal, em seu artigo 286, descreve o delito de incitação ao crime, que consiste em incentivar ou estimular publicamente a realização de um crime. A previsão é de pena de detenção de 3 a 6 meses, além de multa.
0 Replies to “Wallace recebeu R$ 308 mil de programa criado por Lula”