Wagner Moura foi homenageado pela atriz Lupita Nyong’o ao receber o prêmio de Melhor Ator por “Agente Secreto”, concedido pela Associação dos Críticos de Nova York. A cerimônia aconteceu nesta semana e reuniu artistas, diretores e críticos do cinema internacional. O filme, dirigido por Kleber Mendonça Filho, também venceu na categoria de Melhor Filme Internacional, premiação já anunciada em dezembro de 2025, mas celebrada oficialmente no evento.
Ao apresentar o ator brasileiro, Lupita Nyong’o destacou a força e a sutileza da interpretação de Moura.
“A atuação dele é extraordinária… Por meio de uma resiliência silenciosa e de uma bela sutileza, ele ilumina o que significa abraçar a nossa história”, afirmou a atriz, segundo o portal Gold Derby.

Em seu discurso, Moura ressaltou o encontro artístico e político com Kleber Mendonça Filho. Ele lembrou que, inicialmente, o diretor era um crítico duro de seus trabalhos, mas que o contexto político brasileiro os aproximou.
“Ele escrevia críticas muito desagradáveis sobre os filmes que fiz”, disse o ator em tom bem humorado. Em seguida, associou o filme ao período político vivido no Brasil entre 2018 e 2022. “Sou grato ao nosso ex-presidente fascista, porque, sem ele, não teríamos feito este filme”, declarou, referindo-se ao governo de Jair Bolsonaro.
LEIA TAMBÉM: Mulher negra é grupo com menor representação no cinema nacional, aponta estudo
A cerimônia também incluiu um gesto simbólico de celebração: um drink criado em homenagem ao ator, o “Wagner Moura-tini”, servido aos convidados.
Dias depois, Moura voltou a repercutir internacionalmente ao anunciar, ao lado de Kleber Mendonça Filho, a categoria de Melhor Filme no Critics Choice Awards 2026. Antes disso, o longa brasileiro havia sido premiado como Melhor Filme Internacional. Durante a apresentação, o ator fez uma crítica bem-humorada às premiações norte-americanas. “Ou, como chamamos no Brasil, Melhor Filme Estrangeiro”, ironizou, arrancando risos da plateia.









