O jogador da seleção brasileira Vinicius Junior, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da Educação pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), nesta sexta-feira (02). A nomeação aconteceu no centro de treinamento do clube espanhol Real Madrid, localizado em Valdebebas, capital da Espanha.
Vinicius Jr. é o segundo futebolista brasileiro a receber o título pela entidade, depois de Pelé. Nesse sentido, segundo o atacante do Real Madrid, esta nomeação é mais do que uma honra. “Receber esse convite para ser embaixador da Unesco aos 23 anos é uma vitória e um dever que carregarei para a vida. É claro que quero ser lembrado como um grande jogador, mas também como um cidadão que se esforçou para fazer algo diferente”, acrescentou.
Do mesmo modo, a diretora-geral da instituição, Audrey Azoulay, enfatizou o papel importante que o jogador exerce fora de campo. “Vinicius Junior se comprometeu desde cedo a promover a igualdade de oportunidades por meio da educação no Brasil. Ele é um modelo para toda uma geração, e a Unesco se sente honrada de tê-lo hoje como um de seus embaixadores da Boa Vontade“, disse.
No Brasil, o jogador possui uma instituição que leva seu nome, que leva educação para crianças do Rio de Janeiro.
A nomeação que Vinicius Jr. recebeu pela Unesco é, segundo a entidade, para personalidades que colocam seu talento e sua reputação a serviço dos valores da Organização.
Instituto Vini Jr.
Sediado em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, bairro onde o jogador foi criado, o Instituto Vini Jr. incentiva a educação para diversas crianças e adolescentes da localidade e busca facilitar o processo ensino-aprendizagem que promove autonomia no desenvolvimento dos educandos.
Além disso, durante a cerimônia, o jogador falou sobre como seu engajamento com o ensino acontece há muito tempo.
“Eu luto pela educação desde os 19 anos e até esse ano apenas com os meus recursos, e meu Instituto cresce mês a mês no Brasil. Com a potência que é a Unesco, vamos impactar o mundo“, disse o jogador.
Prêmio Sócrates na ‘Bola de Ouro’
No ano passado, o jogador também recebeu o reconhecimento pelo trabalho social exercido em seu Instituto. Ele recebeu o Prêmio Sócrates, que é concedido pela revista francesa France Football aos jogadores que realizam as melhores ações solidárias no mundo do futebol, em ações a favor da inserção social ou da ajuda a populações em grande precariedade.
Além dessas premiações, o brasileiro também se mostra empenhado na luta contra o racismo, principalmente após ser vítima de discriminações inúmeras vezes na Espanha.
Leia também: Vinicius Junior será chefe de comitê antirracismo da FIFA