17 anos depois, o Brasil volta ao topo do futebol mundial com um brasileiro eleito como melhor jogador do mundo. O atacante Vini Jr., do Real Madrid, foi eleito o vencedor do prêmio The Best, que coroa o melhor atleta da última temporada. A cerimônia de premiação ocorreu em Doha, capital do Catar, nesta terça-feira (17), aonde também será a final da Copa Intercontinental de Clubes, nesta quarta. O brasileiro de 24 anos superou nomes como Rodri, contrariado vencedor da Bola de Ouro, Jude Bellingham e Lionel Messi, oito vezes vencedor do prêmio.
Vini Jr. se junta a outras figuras do futebol brasileiro que também venceram o prêmio da FIFA. Anteriormente, Romário (1994), Ronaldo Fenômeno (1996; 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2004 e 2005) e Kaká (2007) haviam sido os vencedores brasileiros.
Além de se tornar o sexto vencedor brasileiro do prêmio de melhor do mundo da Fifa, o atacante da seleção brasileira também é o quinto jogador negro a vencer o prêmio, se juntando aos seus antecessores brasileiros: Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho.
Vini Jr. se torna o melhor do mundo da Fifa após uma temporada na qual marcou 24 gols e distribuiu 11 assistências. Suas atuações foram essenciais para as conquistas do Real Madrid na Liga dos Campeões e de LaLiga (Campeonato Espanhol). Apesar de ter sido o favorito ao prêmio da Bola de Ouro, o jogador viu o prêmio ser entregue ao espanhol Rodri, em uma decisão que gerou polêmicas entre torcedores e especialistas.
Leia também: Jornal espanhol elege Vini Jr. como melhor jogador do mundo na última temporada