“É o episódio isolado número 19”, comenta Vini Jr. sobre ser novamente alvo de ataques racistas

354765767_1500072774086984_402601953292394939_n.jpg

Neste sábado (21) o jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid, foi alvo de mais um ataque racista, em um jogo na Espanha. Dessa vez, ocaso aconteceu durante o jogo do Real Madrid contra o Sevilla, no Estádio do Sevilla. Após ter acesso a vídeos e fotos do momento em que torcedores do time adversário imitando macacos, em direção a ele, o atacante se pronunciou nas redes.

Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também. Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar. Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando…“, diz parte do texto publicado nas redes sociais do atacante.

Em nota, o Sevilla informou que o torcedor que cometeu o ato racista foi identificado e expulso do estádio, além de denunciado às autoridades. “É contrário aos nossos valores e condenamos qualquer comportamento racista e xenófobico“, disse o time.

Por conta da atitude, o jogador brasileiro parabenizou a decisão. “Parabéns ao Sevilla pelo rápido posicionamento e pela punição em mais um triste episódio para o futebol espanhol“, escreveu. Mas para além desse torcedor, que aparece em fotos, um vídeo mostra outros fazendo o mesmo, inclusive crianças, o que também foi pontuado por Vini.

A foto foi divulgada jornal espanhol Marca, e compartilhado por Vini nos stories de seu perfil no Instagram /Foto: Ramon Navarro – Marca

Infelizmente, tive acesso a um vídeo com outro ato racista na partida deste sábado, dessa vez praticado por uma criança. Lamento muito que não haja ninguém para educá-la. Eu invisto, e invisto muito, na educação no Brasil para formar cidadãos com atitudes diferentes dessas“, disse ele, se referindo ao seu Instituto Vini Jr., dedicado a apoiar as escolas públicas brasileiras na construção de novos modelos de ensino-aprendizagem, utilizando a tecnologia e o esporte.

O jogador é constantemente alvo de ataques racistas durante os jogos na Espanha, passando por mais de 10 casos, desde que foi jogar no país.

Leia também: Valencia alega provocação de Vini Jr. em caso de racismo e pede retratação

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta